Dados sobre câncer de mama revelam a importância do Outubro Rosa

Levantamento aponta que uma a cada 12 mulheres será diagnosticada com a doença.

Compartilhe!

Dados sobre câncer de mama revelam a importância do Outubro Rosa
Imagem de eliandro_anjos93 por Pixabay

Outubro Rosa é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Apesar de ter sido criado na década de 1990, nem todas pessoas sabem ao certo o que é outubro rosa e qual é a sua importância. O objetivo da campanha é divulgar informações relacionadas à prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A divulgação do levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem ressaltado a importância do outubro rosa para conscientizar a população sobre a doença. 

De acordo com os dados do Inca, somente em 2019, o Brasil somará 60 mil novos casos de câncer de mama. Do total dos casos registrados, cerca de 10% estão relacionados a fatores genéticos transmitidos de pais para filhos. Além do Inca, a Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou dados que revelam o aparecimento de tumor nas mamas em uma a cada 12 mulheres. 

Outubro Rosa e Prevenção

O outubro rosa também é importante, pois reforça as formas de prevenção ao câncer de mama. No outubro rosa, o autoexame é amplamente difundido. A mamografia, aliada ao autoexame, é a principal forma de combater a doença. Uma Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS) revelou que 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca chagaram a realizar a mamografia. Por conta disso, a campanha do outubro rosa tem sido fundamental para levar conhecimento a população e disponibilizar informações coerentes envolvendo o câncer de mama.

Além disso, o Inca também recomenda a adoção de hábitos saudáveis para combater os chamados fatores de risco. Confira:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O mês colorido, como também é conhecido, também tem levado alguns profissionais a optarem por especializações que atuam no combate ao câncer. Dessa forma, a sociedade tem se unido em prol da conscientização e combate ao câncer.


Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.