Curso de Nutrição promove Semana Acadêmica; confira no UNIPAM Comunidade

O curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu de 24 a 26 de abril, a XIV Semana Acadêmica do curso, que este ano teve como tema “Nutrição materno-infantil: cuidados nutricionais da gestação à adolescência”.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

De acordo com a coordenadora do curso, professora Karyna Locatelli, o tema vem de encontro ao profissional nutricionista. “Esse ano nós trabalhamos a nutrição materna infantil, começando desde a nutrição no útero da mãe até a adolescência. São fases que o indivíduo fica vulnerável a diversas patologias e o nutricionista tem uma ação curativa e preventiva dessas patologias, que acometem essa faixa etária”, afirmou a coordenadora.

No primeiro dia do evento (24), foram proferidas as palestras “Educação Infantil versus Obesidade Infantil” e “Atendimento Nutricional de Gestantes”, ministradas respectivamente pelas nutricionistas Juliane Magalhães Rocha e Thaizy Silva.

No segundo dia do evento (25), foram realizados os minicursos “Elaboração de Lanches Saudáveis”, “Mindfulpara Crianças” e “Nutrição comportamental: acompanhamento de indivíduos com transtornos alimentares e dismórficos corporais”.

As palestras de encerramento da semana ocorreram ontem (26). A primeira foi proferida pela médica Elisângela Galdino, que falou sobre as diferenças entre alergia e intolerância alimentar. “As alergias alimentares são reações aos alimentos, que envolvem o sistema imunológico, geralmente são uma forma anormal que o sistema reage contra um alimento, quando ele é ingerido. Já a intolerância alimentar é um processo relacionado a uma deficiência que nosso organismo tem na digestão de algum componente dos alimentos”, explicou Elisângela Galdino.

De acordo com a aluna do sétimo período de Nutrição, Ana Clara Garcia, a palestra foi esclarecedora.  “Nós como futuros nutricionistas vamos atender muitos pacientes com essas patologias: intolerâncias e alergias. É muito importante que a gente tenha sempre esse aumento de conhecimento vindo de outro profissional, que tem uma experiência na área médica, e pode trabalhar em parceria com a gente para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, destacou Ana Clara.

Posteriormente, a médica Giselle Cunha ministrou o tema “Diabetes na infância”. Segundo ela, os pais devem ficar atentos aos sintomas, que são caracterizados por se desenvolverem rapidamente. “O Diabetes que acomete a criança e o adolescente sempre é o Diabetes tipo 1. A criança começa a urinar muito, às vezes é uma criança que já não fazia xixi na cama e ela volta a fazer, o aumento do apetite ou a falta dele, ela emagrece muito também, ou seja, em poucos dias a família percebe que tem alguma coisa de errada com ela”, comentou Giselle Cunha.

A XIV Semana Acadêmica contou com a presença de alunos, de professores e de profissionais nutricionistas.

Fonte: ASCOM UNIPAM

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS