Cultivar networking é importante na faculdade?

Rede de relações interpessoais é vital para sucesso profissional

Compartilhe!

A graduação é um passo importante e completamente diferente do que foi vivenciado nas escolas de ensino médio. A faculdade é muito mais que um ambiente para obter conhecimento, é também o lugar ideal para entrar em contato com novas pessoas e, assim, poder formar uma rede de conhecimento interpessoal, chama na área profissional de Networking.

 

Networking ou Rede de Contatos é a forma de cultivar e ampliar as relações profissionais em diferentes ambientes para, futuramente, utilizar essas relações para alguma finalidade. E, no período da faculdade, essa rede de pessoas que trocam informações, contatos e experiências é a principal forma de fortalecer amizades, estreitar negociações e aproveitar oportunidades no mercado de trabalho. Palestras e eventos institucionais são momentos ideais para aumentar a rede de contatos.

 

 

“Para fazer um bom networking, não deixe de apresentar suas melhores qualidades quando houver oportunidade.  Não esqueça que bons profissionais dominam o texto, a expressão oral, são curiosos, possuem senso crítico”, sugere a jornalista e professora universitária Carmen Vasconcelos. Na faculdade, o networking é feito na sala de aula com os colegas e professores. São eles que vão indicar o nome para estágios, programas de pesquisa e, no futuro, emprego.

O estudante de Engenharia Elétrica Amós Costa Silva também considera indispensável manter um bom networking, mesmo que não seja com pessoas do mesmo segmento.  “Sempre busco estar em contato com profissionais de todas as áreas. É muito importante ter esse contato pois no momento em que surgir uma vaga, sei que haverá a possibilidade de eu ingressar na empresa”, afirma o estudante.

 

Confira agora dicas de como fazer um bom networking:

 

Conecte-se com as pessoas

Se nos eventos for permitido fazer vídeos e fotografar, assim faça. As redes sociais hoje são a melhor forma de se conectar com alguém. Filme e fotografe os palestrantes e exponha em suas redes sociais com as devidas marcações. Se for possível, adicione ou os siga em suas redes. Outra dica importante é adicionar o perfil das pessoas que conheceu no LinkedIn, que atualmente é a maior rede social voltada para perfis profissionais.

 

Seja útil

Ajudar as pessoas é a melhor maneira de conhecê-las. Se em sua faculdade está acontecendo um evento em que tenham participantes de outras instituições, os ajude de forma gentil e genuína. Conheça os palestrantes, os anfitriões da festa e, principalmente, os ouvintes.

 

Tenha em sua rede pessoas com interesse em comum

Por mais que conhecer pessoas de diversas áreas traga um amplo conhecimento, pessoas com o mesmo interesse que o seu podem te ajudar ainda mais. Ter os mesmos interesses é uma excelente maneira de se manter atualizado na sua rede e também de fazer parte dela.

 

Larissa Mesquita – Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.