O Patos Notícias recebeu denúncias de descarte irregular de esgoto no Córrego do Limoeiro, na região rural do Barreiro em Patos de Minas. Um vídeo, gravado na sexta-feira (02/12), mostra uma grande de esgoto, in natura, desaguando no curso d’água.
Moradores da região ficaram indignados e cobraram uma providência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). A empresa é responsável pela coleta e o tratamento do esgoto. Todos os consumidores de Patos de Minas pagam a taxa de esgoto.
Procurada pelo Patos Notícias, a COPASA informou que detectou o problema no último sábado (3) e que os técnicos trabalham na resolução. A empresa alega que adotou medidas paliativas para conter o extravasamento de esgoto no córrego.
O vazamento de esgoto teria sido provocado pelo entupimento da rede que, segundo a COPASA, foi causado pelo mau uso. “[Orientamos] mais uma vez [que os clientes] não lancem objetos sólidos, óleo, areia ou canalize água da chuva para as redes de esgoto”.
A previsão da COPASA é que o problema seja totalmente solucionado até o final desta terça-feira (06/12), mas as condições climáticas podem atrasar o serviço.
Confira a íntegra da nota:
A Copasa informa que a estimativa é que a situação do interceptor localizado nas proximidades do córrego do Limoeiro, zona rural de Patos de Minas, seja totalmente regularizada nesta terça-feira (06/12), caso as condições climáticas permitam.
Técnicos da companhia trabalham no local desde o último sábado (03/12), oportunidade na qual medidas paliativas foram adotadas para conter o extravasamento de esgoto na área.
Durante as averiguações, as equipes constataram que o entupimento foi ocasionado pelo lançamento de objetos sólidos nas redes coletoras de esgoto e, dada a complexidade do caso, foi necessário fazer uma abertura na tubulação, bem como a substituição de parte dela. No entanto, o período chuvoso também tem dificultado a manutenção.
Diante disso a Copasa orienta mais uma vez aos seus clientes que, para evitar esse tipo de transtorno, não lancem objetos sólidos, óleo, areia ou canalize água da chuva para as redes de esgoto, pois o uso inadequado, além de causar extravasamentos nas vias públicas, pode levar ao retorno do esgoto para o interior dos imóveis.
A Copasa também orienta aos clientes que necessitarem de algum tipo de serviço, seja ele relacionado ao sistema de abastecimento de água ou ao sistema de esgotamento sanitário, que registrem a ocorrência, informando o endereço completo, nos canais de relacionamento da companhia.
A partir do registro, os técnicos da companhia avaliarão os casos e tomarão todas as providências necessárias. Os clientes podem fazer isso a qualquer momento por meio dos telefones 115 ou 0800 0300 115; do site www.copasa.com.br ou pelo Aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e iOS). É possível optar também pelo atendimento virtual via WhatsApp pelo número (31) 9 9770-7000, com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise
ESTA EMPRESA INCOMPETENTE SEMPRE PONDO A CULTA NOS CONTRIBUINTES ATÉ ÁGORA O BOLETO DA CONTA AINDA NÃO CHEGOU E QUANDO CHEGA VEM MUITO ALTA TEM QUE ANULAR O CONTRATO COM ESTA EMPRESA RAPIDINHO .
😂😂😂😂😂😂
A COPASA ME MATA DE RIR!
As redes são as mesmas, tanto para esgoto, quanto para escoamento de água de chuva?
Tadinha da Copasa gente,ela nunca tem culpa de nada , é o povo que não sabe usar as redes de esgotos dela , é uma vergonha está espresso.