Corpo de Bombeiros Militar alerta para cuidados com afogamentos durante o verão

Com a alta das temperaturas, banhistas devem tomar cuidados para evitar acidentes.

Compartilhe!

Com a chegada do verão e a previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) reforça as dicas de prevenção contra afogamentos.

A corporação destaca que afogamentos são a segunda principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, é importante redobrar a atenção com as crianças pequenas, que devem estar sempre acompanhadas de um adulto responsável.

Em piscinas, é importante manter a área devidamente cercada e protegida para evitar afogamentos de crianças e animais domésticos quando não houver ninguém por perto. Também é importante evitar mergulhos de cabeça, pois há risco de acidentes e lesões graves.

Em rios e represas, é fundamental utilizar colete salva-vidas sempre que for usar embarcações, como barcos ou jet ski. O condutor deve prender a cordinha da chave da embarcação no punho para que o motor desligue imediatamente em caso de queda.

Além disso, é importante redobrar os cuidados se o local for fundo ou não for conhecido. Também é preciso evitar nadar em locais com correntezas fortes ou com objetos submersos que possam causar acidentes.

Em cachoeiras, é preciso ter cuidado com escorregões e quedas do alto da queda d’água. Pedras molhadas e água corrente podem facilmente provocar um escorregão e levar a pessoa a cair de grandes alturas. Também é importante evitar mergulhos de cabeça, pois você pode atingir uma pedra escondida sob a superfície da água.

Outro cuidado importante é com a chamada cabeça d’água, que é a elevação súbita do nível da água em virtude de chuva forte na cabeceira do rio. Em caso de sinais de chuva na parte alta do rio, alteração repentina no volume e cor da água, assim como barulho diferente no curso de água, deixe imediatamente o local.

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193.

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.