Coronavírus: plataforma criada por pesquisadores da USP separa fatos de fake news

Informações falsas dificultam o combate ao novo coronavírus
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

As fake news são notícias falsas compartilhadas, normalmente, pelas redes sociais, que desinformam a população sobre um acontecimento. Nesse momento de preocupação constante e vigilância acerca do novo coronavírus, muitas dessas fake news estão sendo divulgadas dificultando o acesso das pessoas à informação correta.

- Continua depois da publicidade -

As notícias falsas sobre o coronavírus interferem no combate à Covid-19. Apesar dos esforços de jornalistas, médicos e cientistas para levarem conhecimento à sociedade, ainda há muita desinformação sobre o assunto. Por isso, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram uma plataforma chamada Covid Verificado, que tem como proposta principal fazer a checagem científica de informações relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus.

Covid Verificado

Criado por estudantes do mestrado e doutorado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, o projeto Covid Verificado disponibiliza resposta sobre as principais perguntas a respeito do coronavírus. Além de um site, os pesquisadores também mantêm uma página no Instagram e no Facebook.

No site é possível conferir as principais atualizações sobre novas pesquisas e descobertas relacionadas à doença Covid-19. Os usuários também podem enviar suas perguntas diretamente para os pesquisadores. Com isso, busca-se facilitar a compreensão e aproximar a população de fatos verídicos acerca do vírus.

Onde ter informações sobre o Coronavírus?

O Ministério da Saúde é o principal órgão no Brasil para passar informações verídicas sobre o Coronavírus. Em um site dedicado ao assunto, o órgão disponibiliza diferentes canais para que a população tenha informações corretas sobre o vírus.

Além do site e das redes sociais, o ministério possui um número de WhatsApp para que a população envie mensagens. Nele, não é possível tirar dúvidas mas, sim, receber e apurar informações sobre a Covid-19. O número é (61) 99289-4640.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -