COPASA não aumentará a conta em 33%; entenda o reajuste

Companhia fará um aumento bem abaixo do autorizado pela ARSAE. Clientes passarão a pagar pelo tratamento de esgoto.

Compartilhe!

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) fica no bairro Jardim Quebec. A operação se iniciou em 2013. Hoje 90% do esgoto chega até o local, é tratado e depois devolvido ao Rio Paranaíba
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

A população de Patos de Minas ficou assustada após ser informada de um aumento na Taxa de Esgoto (coleta e tratamento). A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), começou a notificar os consumidores a respeito do reajuste que ocorrerá dentro de 60 dias, em janeiro de 2021. Nos últimos dez anos foram investidos 183 milhões de reais em obras de esgotamento sanitário.

Na internet começou a circular que o aumento seria de 33%, no entanto, essa informação é incorreta. O reajuste na Taxa de Esgoto foi autorizado pela ARSAE (Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) com base na resolução nº 141/2020 (acesse a íntegra).

Com base na regulamentação, em cidades onde existe a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a COPASA pode cobrar até 100% do valor consumido em água. Em Patos de Minas apenas 10% dos resíduos não são tratados, porque não são canalizados até a ETE.

No novo modelo de cobrança, que vigorará a partir de janeiro, o consumidor pagará a coleta e o tratamento de esgoto. O valor será de 33% do gasto em água, ou seja, 67% menor do que o autorizado pela ARSAE. Considerando que 10% do esgoto não é tratado, proporcionalmente, a COPASA está praticando um valor 57% menor.

Em termos de reajuste deve-se considerar que atualmente, até janeiro/2021, o consumidor paga apenas a coleta de esgoto, o que corresponde a 25% do valor gasto em água, logo o reajuste será de 8%. O consumidor que não possui rede de esgoto conectada a ETE não pagará pela taxa de tratamento de esgoto.

Leia também

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.