Com o objetivo de disseminar informações sobre quem tem direito à tarifa social e como solicitar o benefício, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está promovendo, mais uma vez, em Patos de Minas, uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que visa garantir que os clientes desfrutem daquilo a que têm direito. Foram disponibilizadas mil cartilhas de material informativo sobre o benefício nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
“É comum clientes desconhecerem que podem ter o direito ao benefício ou até imaginar que é algo muito difícil de requerer. Com o auxílio do Cras, teremos mais facilidade em alcançar esse público-alvo e desmistificar o tema”, explicou Fernando Correa, supervisor de desenvolvimento sustentável da Copasa na Unidade de Negócio Oeste (Unoe), divisão da Companhia que atende 58 municípios no Oeste de Minas Gerais.
A previsão é a de que, nos próximos dias, as secretarias de outros municípios do Pontal, Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste do estado, região de abrangência da Unoe, também recebam o contato da Copasa, com a finalidade de estabelecer a mesma parceria firmada em Patos de Minas.
O benefício
A Tarifa Social é um benefício que concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto de clientes de baixa renda. Podem solicitá-lo todos aqueles que se encaixam na categoria residencial e possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa que vive no mesmo imóvel. Os solicitantes também devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). É importante que este esteja sempre atualizado, o que é de responsabilidade do beneficiário.
Para solicitar a Tarifa Social, primeiro o cliente precisa ir até o Cras mais próximo, com:
– CPF ou Título de Eleitor;
– Documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa;
– Comprovante de renda e residência.
Feita a inscrição no CadÚnico, ele deve procurar a Copasa e apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água.
A solicitação pode ser feita presencialmente, em qualquer agência de atendimento da companhia. Se preferir, o cliente também pode requerer o benefício pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000, que funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h.
comentários
Com essa ladroagem, todos tem que ter direito a uma conta mais barata, até mesmo porque escolhem alguns e o restante se lasca. Roubam de uns pra camuflar e faz de conta que tá ajudando os necessitados. Volto a repetir, roubam todos com essa taxa abusiva e dão desconto pra alguns, tem que ser diretos iguais