Crise 

COPASA aumenta operação da ETA mas ainda falta água neste sábado (11)

Companhia pede que a população economize água. Segundo levantamento do Patos Notícias, cerca de 20 bairros estão com falta d'água.

Compartilhe!

Falta de água em Patos de Minas
Alguns patenses estão com as torneiras secas desde quarta-feira (8)
Foto: Pedro França/Agência Senado

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) informou neste sábado (11) que aumentou a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA). Normalmente, ela funciona 20 horas diária, agora ela opera de forma interrupta, 24 horas. Apesar disso, ainda há relatos de falta de água em cerca de 20 bairros de Patos de Minas.

Na manhã deste sábado (11), o Patos Notícias recebeu relatos que alguns bairros, que até então não havia enfrentado falta d’água, amanheceram sem abastecimento, como é o caso do Lagoa Grande, nas proximidades da sede operacional da COPASA.

Em nota, a companhia disse que além da falta de energia na quarta-feira (8), o aumento do consumo, em virtude do calor, potencializou a crise. “Neste momento, a COPASA pede a compreensão da população quanto ao uso racional e recomenda: consumir sem desperdiçar é garantir o acesso à água para todos”.

Entenda a crise em Patos de Minas

O problema começou na quarta-feira (8) quando uma carreta bateu em um poste e interrompeu o abastecimento de energia elétrica na estação de captação do Rio Paranaíba, localizada no bairro Cidade Nova. Segundo a COPASA, as bombas ficaram paradas do meio dia até às 20h. Na estação não existe gerador próprio e a locação de um equipamento levaria até 24 horas.

A Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Lagoa Grande, ficou inoperante durante a tarde e a noite de quarta-feira (8). No dia seguinte (9), na medida que os reservatórios esvaziaram, as torneiras dos consumidores secaram. O aumento do consumo pelo calor excessivo (máxima de 37º C) contribuiu para o agravamento da crise.

Em coletiva de imprensa, nA sexta-feira (10), a COPASA informou que trabalha para normalizar o abastecimento e que a população deve economizar água. A previsão é que o abastecimento seja totalmente restabelecido no domingo (12). A superintendente regional, Cristiane Carneiro, informou que o Rio Paranaíba está com um nível superior ao mesmo período de 2020.

Lista de bairros com falta de água, segundo levantamento do Patos Notícias:

  1. Abner Afonso;
  2. Alto Caiçaras;
  3. Boa Vista;
  4. Califórnia
  5. Campos Elísios;
  6. Cidade Nova;
  7. Cristo Redentor;
  8. Gramado;
  9. Ipanema;
  10. Itamarati;
  11. Jardim Esperança;
  12. Jardim Itália;
  13. Lagoa Grande;
  14. Morada do Sol;
  15. Morada do Sol;
  16. Nossa Senhora de Fátima;
  17. Nova Floresta;
  18. Santa Terezinha;
  19. Sebastião Amorim;
  20. Sol Nascente.

Falta d’água neste sábado (11) em Patos de Minas

A COPASA emitiu a seguinte nota a imprensa:

A Copasa informa que, neste sábado (11/09), o abastecimento continua em processo de normalização em Patos de Minas. Técnicos da Companhia seguem monitorando as regiões localizadas nas partes altas da cidade. A Estação de Tratamento de Água (ETA), que normalmente opera 20 horas por dia, está trabalhando em sua capacidade máxima, de 24 horas. Além disso, as equipes permanecem mobilizadas na realização de manobras no sistema de distribuição para fornecer água aos patenses.

Na quarta-feira (08/09), um acidente de trânsito levou à interrupção de eletricidade para a captação da Companhia. A concessionária responsável restabeleceu a energia por volta das 20h. Imediatamente o fornecimento de água foi retomado, e desde então, tem sido normalizado de forma gradativa.

Somado à paralisação do abastecimento, nos últimos dias a empresa registrou um aumento no consumo de água, fator que dificulta a normalização do fornecimento. Neste momento, a Copasa pede a compreensão da população quanto ao uso racional e recomenda: consumir sem desperdiçar é garantir o acesso à água para todos.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.