Copa do Mundo de futebol de 5 começa na Espanha

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Os brasileiros estreiam nesta sexta, contra Mali, às 14h.

A bola vai, enfim, rolou em Madri para a sétima e maior edição de uma Copa do Mundo de futebol de 5 realizada até hoje, que conta com o número recorde de 16 participantes e novas ameaças à hegemonia brasileira, dona de quatro taças, incluindo as duas últimas.

Nesta quinta-feira, a bola rolou em partida entre os donos da casa, Espanha e a estreante Tailândia as 13h (de Brasília). Já os brasileiros estreiam na sexta, contra Mali, às 14h.

Além do título, o campeão garantirá vaga nos Jogos Paralímpicos de 2020, em Tóquio, o que só faz crescer o nível de competitividade do torneio. Como se não bastassem as camisas pesadas que costumam chegar às disputas finais, esta edição contará com seis estreantes em Mundiais: Mali e Costa Rica, que estão no grupo do Brasil, além de México, Rússia, Tailândia e Irã.

“Esta é a quarta edição que vou disputar. Tenho visto uma evolução muito grande. O número de equipes que teremos já aponta para esse sentido. Hoje temos países, principalmente da África, que antes a gente nem ouvia falar que tinham futebol de 5”, analisa o ala/pivô Ricardinho, campeão em 2010 (Hereford-ING) e 2014 (Tóquio-JAP), quando ganhou também o prêmio de melhor jogador do planeta.

Além de Mali, na sexta, o Brasil encara a Costa Rica, no sábado, e a Inglaterra, na segunda-feira. São quatro grupos com quatro integrantes em cada. Os dois melhores classificados de cada chave avançam às quartas de final. A decisão está marcada para o dia 17 de junho.

Até hoje, apenas Brasil (1998, 2000, 2010 e 2014) e Argentina (2002 e 2006) sentiram o gostinho do título, soberania que, dada a evolução do esporte, pode ter os dias contados.

“Hoje tem, no mínimo, cinco seleções que brigam de igual para igual por esse título. A gente fica feliz pela evolução do futebol de 5. Quando começou, era só Brasil e Argentina. Agora, cada país que se organize e corra atrás”, diz o técnico da seleção brasileira, Fábio Vasconcelos, que disputou dois Mundiais (2006 e 2010) como goleiro da equipe e vai para a sua segunda participação no comando técnico.

Ao todo, serão 130 atletas disputando 44 partidas no Colégio Sagrado Coração de Chamartín, palco dos jogos. Contando membros da comissão técnica e estafe, mais de 300 pessoas farão parte da engrenagem da maior Copa de futebol de 5 da história.

Confira a lista completa dos atletas do Brasil, no Mundial:

Goleiro:

João Paulo Bento Alves (ADESUL-CE)

Luan de Lacerda Gonçalves (AGAFUC-RS)

Fixo:

Damião Robson De Souza Ramos (AGAFUC-RS)

Ala defensivo:

Cassio Lopes dos Reis (ICB-BA)

Mauricio Tchopi Dumbo (AGAFUC-RS)

Tiago da Silva (AGAFUC-RS)

Ala ofensivo:

Gledson Da Paixão Barros (APADV-SP)

Jeferson da Conceição Gonçalves (ICB-BA)

Ricardo Steinmetz Alves (AGAFUC-RS)

Pivô:

Raimundo Nonato Alves Mendes (AGAFUC-RS)

Seleção Brasileira dureante treinamento na Espanha/ Foto: Renan Cacioli/CBDV

Fonte: CBDV
Fonte: Portal Esporte Net

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.