Conselheiros Municipais de Saúde visitam Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas

Os conselheiros foram recebidos pela diretoria e equipe de transição do hospital.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Conselho Municipal de Saúde visitou a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. Os conselheiros foram recebidos pela diretoria e pela equipe de transição do hospital. Na ocasião, foram apresentadas as adequações que estão sendo realizadas para iniciarem os atendimentos. Em seguida, participaram de uma reunião com a diretoria e equipe de transição, onde abordaram alguns assuntos.

A equipe ouviu atentamente os questionamentos de todos os conselheiros, respondendo e esclarecendo todas as dúvidas. Diversos assuntos foram abordados, como a data de início dos atendimentos; processo seletivo; ampliação da estrutura física; onde será bloco cirúrgico; maternidade e neonatal.

O presidente da Santa Casa, Marco Antônio Nasser, falou da importância e da grandeza do projeto e o motivo que o levou a assumir este desafio ao lado de todos os envolvidos. Marco Antônio também enfatizou o interesse em se reunir  o Conselho Municipal e a Diretoria da Santa Casa mensalmente. Ele ressaltou o apoio que vem recebendo de toda a sociedade patense, resumindo no sentimento de gratidão e citando Chico Xavier: “Ele só pediu que nos amassemos uns aos outros”!

A presidente do Conselho, Fátima Gomes, sugeriu que estas reuniões aconteçam no próprio hospital, pois isto possibilitará que os conselheiros visitem a Santa Casa com mais frequência, exercendo seu papel de controle social. Ideia essa que foi acolhida por todos.

A presidente ainda ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde – SUS na vida das pessoas e que a pandemia mostrou aos brasileiros o lado do sistema que funciona, que acolhe e que salva vidas, dizendo: “Este é o SUS que defendemos: universal, igualitário e que mesmo com as imperfeições é o que acolhe os que mais precisam. Expressou gratidão pela dedicação exemplar dos profissionais que trabalham no SUS. Quem conhece, trabalha e usufrui do sistema, será eterno defensor do melhor sistema público de saúde do mundo.”

Finalizou dizendo: “A luta será incansável, apesar dos 33 anos de criação, o SUS ainda está em construção. O sistema só não está melhor devido aos cortes nos investimentos na área da saúde ao longo dos anos, como o caso da PEC-95 que congela os investimentos por 20 anos, ignorando totalmente o fato de que as pessoas nascem e envelhecem, necessitando de cuidados desde a atenção primária até a alta complexidade.”

A conselheira Terezinha Simões também expressou sua gratidão por ter sido uma profissional do SUS e que continua lutando, defendendo e mostrando a todos a sua importância. A conselheira Aguida Helena falou da importância e valorização dos profissionais de saúde, enfatizando a luta a nível nacional pelo piso salarial da enfermagem e carga horária de 30h semanais, além de reforçar a importância do concurso público para as categorias da área; os baixos salários, e a responsabilidade da enfermagem em todos os setores da saúde.

O secretário do Conselho de Administração da Santa Casa, Paulo Mota, falou sobre o projeto Santa Casa e sua importância para as pessoas que mais precisam de assistência. Por fim, a Diretora da Santa Casa, Odilene Gonçalves, se colocou à disposição do Conselho Municipal para quaisquer esclarecimentos.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.