Confira o que fazer em Uberlândia nos últimos dias de férias

Cidade proporciona lazer e aventura em inúmeras atividades.

Compartilhe!

Foto: Divulgação

Em clima de férias, há muita opção para quem quer aproveitar os últimos dias de descanso na cidade. Seja aventureiro, quem está em busca de conhecimento ou descanso: há programação para todos os gostos e em grande parte, gratuitas.

Atividades culturais

Desde o teatro até o museu, opções culturais não faltam para esses últimos dias de janeiro.

EspaçoBIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
Onde fica: Praça Cícero Macedo, s/nº
Como chegar: linhas de ônibus A120, A119, A124, A121
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª – 8h às 19h / sábado – 8h às 12h

História: No local foi construída em 1846 a primeira capela dedicada à Nossa Senhora do Carmo, dando origem à formação da cidade de Uberlândia. Em 1943, com sua demolição, foi construído no lugar este prédio que abrigou até no ano de 1976 a Estação Rodoviária da cidade. Com a transferência da estação, o prédio localizado na Praça Cícero Macedo foi destinado a ser a Biblioteca Pública Municipal. O local tem hoje um total de 33.504 títulos e de 41.320 exemplares.

Imóvel é tombado como Patrimônio Histórico do Município.

Para mais informações: (34) 3236-9625
Entrada gratuita

Espaço: MERCADO MUNICIPAL
Onde fica
: rua Olegário Maciel, 155
Como chegar: linhas de ônibus A123 / A160 / A145
Horário de funcionamento: 8h às 18h (bloco) – bares têm horário estendido

História: O Mercado, inaugurado em 1944, foi construído para abrigar o comércio local de hortifrutigranjeiro. Local é conhecido pelos produtos caseiros como doces e queijos tradicionais e regionais, bem como frutas, verduras e legumes selecionados. Além dos artigos típicos da região, o mercado comercializa peixes, frutos do mar, carnes de todos os tipos, inclusive a de rã e defumadas, frango caipira, frios, laticínios e congelados, dietéticos e naturais, mel e derivados.Possui ainda lanchonetes, comida árabe, produtos para açougues, agropecuária, barbearia, sapataria, engraxataria, tabacaria, chaveiros, artesanatos e outras utilidades, além de casa típica de cachaça e loja de artigos religiosos com livraria. O atendimento é personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito.

Imóvel é tombado como Patrimônio Histórico do Município.

Para mais informações: (34)3235-7790
Entrada gratuita

Espaço: MUSEU MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA/ PRAÇA CLARIMUNDO CARNEIRO/ CORETO MUNICIPAL
Onde fica: Praça Clarimundo Carneiro, s/nº
Como chegar: linhas de ônibus A126 / A122 / T141 / T140 / T120 / T121
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª Feira – 08h às 18h

História: A praça Clarimundo Carneiro ocupa aído o segundo cemitério da cidade, desativado em 1898. A partir de 1908, iniciou-se o processo de regulamentação da área junto ao Bispado para a construção de um jardim público que recebeu o nome de praça da Liberdade. No ano de 1961, a praça passou a se chamar Clarimundo Carneiro, em homenagem a um importante empresário local que desenvolveu suas atividades em Uberlândia nos primeiros anos do século XX. Tombado como Patrimônio Histórico do Município.

O museu ocupa o prédio que foi construído para abrigar o Paço Municipal da cidade. O projeto e a construção ficaram a cargo de Cipriano Del Fávero e a sua inauguração se deu em 1917. Foi o primeiro edifício de dois pavimentos na cidade e durante algum tempo, o único.

O coreto integra o conjunto urbanístico formado pela Praça Clarimundo Carneiro, constituído pela própria Praça e o Palácio dos Leões. A obra foi inaugurada em julho de 1925 e era local para grandes manifestações populares

O conjunto é tombado como Patrimônio Histórico do Município.

Para mais informações: (34) 3214-0068
Visitas orientadas – Agendamento prévio
Entrada gratuita

Espaço: TEATRO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA  
Onde fica: Av. Governador Rondon Pacheco, 7070
Como chegar: linhas de ônibus A114 / A127 / I232
Horário de funcionamento:

Informações importantes: O Teatro Municipal completou seu 6º ano de contribuição às mais diversas ramificações artísticas no ano passado. Após 14 anos de obra, foi concluído em 2012, durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão. Em sua ampla estrutura projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, o espaço acomoda 819 pessoas no setor interno, que podem apreciar espetáculos de dança, artes cênicas, música, entre outras variações culturais. O seu ambiente externo abriga 20 mil pessoas, com a possibilidade de sediar inúmeros eventos, além de servir como área de lazer diária para centenas de pessoas.

Para mais informações:(34) 3235-1568

Parques, zoo e aquário

Dentro da zona urbana, diversos parques proporcionam contato com a natureza, diversão e aventura. São muitas opções que mostram toda a exuberância e singularidade do Cerrado brasileiro. São ambientes ideais para toda a família, com opções de lazer e prática esportiva. Veja o que cada parque da cidade oferece, horário de funcionamento e como chegar lá:

Parque: Municipal Victório Siquierolli
Onde fica: Av. Nossa Senhora do Carmo 707, Bairro Jardim América
Como chegar: Linhas de ônibus 146 saindo do Terminal central e 251 saindo do Terminal Umuarama
Horário de funcionamento: Aberto ao público de terça a domingo das 8h às 17h30

Características: Com vegetação típica do Cerrado, conta com mata de galeria (que margeia o Córrego Liso) e várias espécies como: pau terra, barbatimão, copaiba, sucupira ipê e frutos como araticum, pitanga, bacopari, pequi, mamacadela.

O local conta com uma trilha de aproximadamente 1km
de extensão onde é possível encontrar vários tipos de animais e árvores centenárias. Conta ainda com um Museu de Biodiversidade do Cerrado, Sala Verde, parque infantil e pista de caminhada (atualmente fechada para manutenção).

Entrada gratuita

ParqueLuizote de Freitas (ou Parque da Represa)
Onde fica: Av. Genarino Casabona, s/n, no Bairro Luizote de Freitas
Como chegar: Linhas T121 (Saindo do Terminal Umuarama – Terminal Central) e I415 (Saindo do Terminal Planalto

Características: foi entregue à população no final do ano passado e conta com uma completa estrutura de lazer, parque infantil, mesa de jogos, academia ao ar livre, bebedouros, deck que favorece a contemplação da lagoa, e pista de caminhada de 1,2 km. A vegetação da área é constituída de um remanescente do Cerrado.

Entrada gratuita

ParqueSanta Luzia
Onde fica: Av. Alípio Abraão, 602, no Bairro Luizote de Freitas
Como chegar:Linhas A324 e A342 (Saindo do Terminal Santa Luzia)
Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Características: Com vegetação típica do Cerrado, conta com sala verde e trilha (atualmente fechada para manutenção)

Entrada gratuita

Parque: Gávea
Onde fica: Um dos acessos é pela avenida dos Vinhedos e o outro pela avenida das Copaibas
Como chegar: Linhas I341 (saindo dos terminais Planalto e Santa Luzia), A342 (saindo do Terminal Santa Luzia) e A142 (saindo do Terminal Central)
Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda-feira a domingo das 7h às 18h

Características: Com vegetação típica do Cerrado, conta com pista de caminhada, parque infantil e equipamentos que representam o Sistema Solar, com os planetas em tamanho e distância equivalentes para serem observados. Na área é permitida a entrada com cães (com coleiras e focinheiras).

Entrada gratuita

Parque: Linear Uberabinha
Onde fica: no bairro Jaraguá,entre as avenidas Getúlio Vargas e Brigadeiro Sampaio
Como chegar: Linhas A160 (saindo do Terminal Central), A127 (saindo do Terminal Central) e T142 (saindo dos Terminais Planalto e Central)
Características: Vegetação predominante é a do Cerrado.

Conta com pista de caminha e ciclovia de 1,2 km, parque infantil, academia ao ar livre, além de lagos ornamentais.

Entrada gratuita

Parque: da Longevidade
Onde fica: na rua do Estivador com rua da Enfermeira, no bairro São Lucas
Como chegar: linha A124

Características: Com vegetação típica do Cerrado, tem pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, mesas de jogos, quiosques e campo de futebol society.

Entrada gratuita

Parque: Linear Córrego do Óleo
Onde fica: na rua Rio Albani, no bairro Mansour
Como chegar:Linha T105 (saindo do Terminal Central)

Características: Com vegetação típica do Cerrado, é equipado com pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, mesas de jogos, quiosques e quadra poliesportivas.

Entrada gratuita

Parque: do Sabiá

Onde fica: com três portarias de acesso: avenida Anselmo Alves dos Santos, avenida José Roberto Migliorini, e rua Haia
Como chegar:Linhas A113 / A114 (saindo do Terminal Central pela rua Haia), I231 (saindo dos Terminais Santa Luzia – Terminal Central, pela rua Haia) e A105 (saindo do Terminal Central pela avenida Anselmo Alves dos Santos)
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h às 22h

Características: Com vegetação típica do Cerrado, tem uma pista de caminhada de 5,1 km de extensão; ciclovia de 5,1 km de extensão; sete campos gramados; cinco quadras poliesportivas sendo duas para futsal, uma de basquete, uma de vôlei e uma para várias modalidades; quatro quadras de areia (Arena Park); academia ao ar livre; Mundo da Criança (parque infantil), Zoológico e Aquário. O parque ainda conta com atividades diversas, como pedalinho, trenzinho, espaço reservado para patins (dias e horários específicos).

Entrada gratuita

Parque: Linear do Lagoinha

Onde fica: Av. Antonio Francisco Lisboa no Bairro Jardim Inconfidência
Como chegar: linha A324 e B909
Horário de funcionamento:Aberto à comunidade 24h por dia
Estrutura: pista de caminhada, ciclovia e parque infantil.

Zoológico Municipal

Onde fica: no Parque do Sabiá
Como chegar: Linhas A113 / A114 (saindo do Terminal Central pela rua Haia), I231 (saindo dos Terminais Santa Luzia – Terminal Central, pela rua Haia) e A105 (saindo do Terminal Central pela avenida Anselmo Alves dos Santos)
Horário de funcionamento: Terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 16h com permanência até às 17h

Características: Mais de 300 mil metros quadrados utilizados para estimular a valorização e preservação da fauna e a flora brasileira. A área total do zoológico de Uberlândia abriga cerca de 300 tipos de vegetais e outras 50 de espécies de animais, recebendo ainda milhares de visitantes o ano todo. Para deixar o espaço ainda mais agradável e propício à contemplação, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico realiza serviços de manutenção no local.

Curiosidades: Um espécime da maior cegonha do mundo, vive no zoo de Uberlândia. É o tuiuiú. O local também abriga exemplares dos três maiores felinos brasileiros: onça pintada, onça parda e jaguatirica. No zoo também são encontrados animais em extinção como o lobo-guará, o gato-do-mato e a arara azul a maior coruja das Américas (corujão orelhudo) e o primata que é considerado mais inteligente (macaco prego).

Entrada gratuita

Aquário Municipal

Onde fica: no Parque do Sabiá – entrada pela Av. José Roberto Migliorini em frente ao Estádio Municipal
Como chegar: Linhas A113 / A114 (saindo do Terminal Central pela rua Haia), I231 (saindo dos Terminais Santa Luzia – Terminal Central, pela rua Haia) e A105 (saindo do Terminal Central pela avenida Anselmo Alves dos Santos)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h

Características: O Aquário conta com 36 aquários e cerca de 40 espécies de peixes nativos e ornamentais. Inaugurado há 25 anos, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos.

Entrada gratuita

Shoppings e centros comerciais

Quem quiser fazer compras, ir ao cinema ou tomar um sorvete pode ir a qualquer um dos cerca de 25 shoppings, malls, centros comerciais, pátios e galerias. Além de diversas opções de lojas e praças de alimentação, atrações como boliche e parquinhos fazem parte das atividades que são diversão garantida.

Além do comércio, Uberlândia fomenta tradições populares em espaços públicos e praças, com feiras que possuem artesanatos e produtos feitos aqui.

Feira: de Produtos Rurais

Onde fica: praça Cívica (entre o Centro Administrativo Municipal e Câmara Municipal)
Horário de funcionamento: todas as quartas-feiras, das 10h às 19h

Informações: Lançada em 2007 pela Prefeitura de Uberlândia, com organização da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, a Feira de Produtos Rurais tem como objetivo valorizar a agroindústria familiar e proporcionar uma alternativa a mais de geração de renda aos produtores da região.  Quem vai ao local poderá experimentar tapioca, pamonha, pastel frito na hora ou adquirir doces, queijos e produtos de hortifruti.

Entrada gratuita

Feira: Agroecológica

Onde fica: no Parque do Sabiá, no quiosque multiuso – entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Santa Mônica
Horário de funcionamento: todas as terças-feiras, das 18h às 21h

Informações: A feira é reconhecida por reunir produtores de folhosos, tubérculos, plantas medicinais e alimentícias não-convencionais, além de raízes e castanhas. Todas as opções disponíveis são cultivadas com técnicas naturais que respeitam a conservação e a recuperação do meio ambiente. São mais de 60 variedades de produtos naturais para venda e degustação.

Entrada gratuita

Feiras: Livres
Onde ficam: em 52 endereços diversos
Horário de funcionamento:de terça a domingo. Para saber mais, clique aqui

Informações:A primeira feira livre foi inaugurada no município no ano de 1964 para escoamento da produção excedente dos comerciantes que até então era concentrada no Mercado Municipal da cidade (Mercado Velho), e também para aproximar os produtos dos fregueses. Atualmente, acontece em todas as regiões da cidade.

Entrada gratuita

Atrações naturais

Para quem quer aproveitar a natureza, só que com um pouco mais de adrenalina, a promessa é de paisagens e aventuras inesquecíveis. Uberlândia possui, pelo menos, 15 pontos de mergulho catalogados nas represas que margeiam a cidade e no rio Uberabinha. Lindas e exuberantes cachoeiras como a Cachoeira do Ribeirão Bom Jardim, Cachoeira do Marimbondo e Cachoeira do Sucupira (veja como acessá-las clicando aqui).

Aventura

São inúmeras opções de turismo de aventura na cidade. Como estamos no verão, nada melhor que uma aventura dentro d’água (para saber quais e como participar das atividades, clique aqui). Só que a aventura não se limita às águas. Fora dela é oferecido cavalgada, escalada, outdoor training, pêndulo, pesca (esportiva e pesque e pague), slack line e trilhas (ciclismo, corrida, caminhada, travessias, corrida de orientação) paintball (speed, root e cenário), pista de karte muito mais.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.