Confira aqui as diferenças entre o estágio e o trainee

Existem particularidades dos programas e como auxiliam para ingresso no mercado de trabalho.

Compartilhe!

Ana Tereza Gomes Mota Oliveira – Trainee
Foto: Divulgação

Muitas pessoas confundem estágio com trainee, mas existem muitas diferenças entre os programas. Ambos são voltados para jovens, mas ambos diferem um do outro. O estágio faz parte dos estudos ainda na faculdade. Já o trainee é mais voltado para quem já é formado e inicia sua atuação no mercado de trabalho. Uma outra diferença está na diferença da renda, os estagiários recebem menos, enquanto que os trainees passam por treinamento e triagem, consequentemente, têm currículo mais avantajado de experiências e, com isso, melhor remuneração.

A administradora Ana Tereza Gomes Mota Oliveira, teve as duas experiências. Só tem boas recordações e experiências com o estágio. “Coloquei em prática o que vinha absorvendo teoricamente na universidade, aprendi a me posicionar, a me articular, organizar meu tempo, planejar, a assumir responsabilidades e, principalmente, a me conhecer profissionalmente”, conta.  

Hoje, Ana Tereza é trainee em uma indústria de papéis, onde atua há 9 meses. A administradora considera que esses primeiros contatos com o mercado de trabalho, tanto no estágio como trainee, são cruciais para quem escolhe uma formação mais ampla. “Nesse momento, é possível entender o caminho que desejamos seguir baseado no nosso perfil individual. O trainee proporciona um maior desenvolvimento, contato com todos os setores da empresa, oportunidade para implementação de melhorias estratégicas, além de nos preparar para retenção com o objetivo de assumir posições estratégicas no futuro”, pontua.

Normalmente, são as grandes empresas que investem nessa modalidade de trainee. Por isso, há uma grande concorrência para ocupar estas vagas. A exigência é grande. É preciso ter melhor currículo. Para quem está buscando um trabalho de trainee, Ana dá algumas dicas. A primeira delas é buscar uma empresa que você acredite, que possua valores compatíveis com o seus. Afinal de contas, você vestirá a camisa da empresa por um longo período.

O segundo passo: organize seu currículo para que ele esteja claro e mostre realmente qual é seu objetivo, capacidades, conhecimentos técnicos e habilidades. Por fim: “Dedique-se ao processo de recrutamento, que é mais complexo e pode durar muitos dias. É preciso trabalhar em equipe, liderar e mostrar suas habilidades e competências em entrevistas individuais e dinâmicas em grupo”, sinaliza.

Ana ainda lembra que é importante lembrar que, mesmo atuando como trainee, ninguém está com a “vida garantida” no mercado de trabalho. É preciso continuar buscando conhecimento e atualizações através de cursos e especializações.

Especializações com bolsas de estudo

Com o mercado cada vez mais concorrido é preciso investir em especializações não só para se destacar, mas para manter-se atualizado e conseguir novos aprendizados. Por pensar nos altos custos com a educação, muitas pessoas nem cogitam a possibilidade de investir em especializações. Uma alternativa é buscar programas de incentivo, como o Educa Mais Brasil que oferta bolsas de estudo com descontos de até 70% em modalidades como graduação, pós-graduação, cursos técnicos, Idiomas, cursos profissionalizantes e também para a educação básica. Para ter acesso ao benefício é preciso fazer a inscrição e conferir os cursos e faculdades disponíveis no site parceiro http://www.educamaisbrasil.com.br/triangulonoticias.    

Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.