Condap visita instalações do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres

Os membros do conselho foram acompanhar a logística de funcionamento e avaliar a realidade atual das condições físicas.

Compartilhe!

Os membros do Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal de Patos de Minas (Condap) realizaram uma cisita técnica ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) em Patos de Minas. A expedição aconteceu na manhã desta quarta-feira e fez parte dos pontos de pauta da 10ª reunião ordinária do conselho ocorrida nas dependências do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na fazenda canavial.
Recentemente, houve rumores e denúncias sobre a possibilidade de paralisação e até mesmo a desativação do lugar por falta de apoio do Governo de Minas. Porém, algumas movimentações  aconteceram por parte de atores socioambientais e políticos regionais para que o órgão seja mantido.
A pauta contou ainda com os seguintes itens:
  • apresentação pela equipe do centro de zoonoses dos resultados do Inquérito Canino de Leishmaniose;
  • informações sobre a programação e busca ativa de estratégias para ampliar a cobertura vacinal antirrábica em 2024;
  • mostra de resultados parciais do Projeto de Extensão do Programa de Controle Populacional de Gatos errantes, o “Capa Gato”;
  • eleição de nova secretária para compor a diretoria executiva do Condap;
  • e a visita ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS Patos de Minas.
O objetivo da visita às instalações e espaços do CETRAS foi acompanhar toda a logística de funcionamento e a realidade atual das condições físicas do local.
Segundo dados da coordenação do local, o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres já recebeu cerca de 6 mil animais desde a inauguração. A unidade de Patos de Minas funciona em terreno conjugado à área do Escritório Regional do IEF e foi planejada com o objetivo de receber e reabilitar, em uma mesma estrutura, os animais acidentados ou apreendidos pelos órgãos de fiscalização e aqueles entregues por particulares ou de recolhimento.
O órgão é essencial no recebimento, reabilitação e soltura de animais silvestre nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O Cetras Patos de Minas teve a fundação em 2019 com recursos financeiros oriundos de um TAC firmado entre o Ministério Público e uma mineradora regional. O local ficou sob a administração da Fepam – Fundação Patos de Minas do Unipam.
O Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal de Patos de Minas (Condap), após a vistoria, fez algumas ponderações e observações sobre as condições de funcionamento do CETRAS, com o objetivo de contribuir para melhorias em busca do fortalecimento das políticas públicas em defesa da causa animal.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.