Comitê Municipal delibera e decide prorrogar onda amarela até segunda-feira (10)

Mudança de onda ocorreria no sábado (8). Prorrogação para segunda (10) objetiva permitir que os comerciantes reduzam seus estoques.

Compartilhe!

O Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, deliberou e decidiu prorrogar a Onda Amarela até a próxima segunda-feira (10/05). O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS) aprovou a medida e já prepara um decreto. A ordem do Governo Estadual era que a mudança para a Onda Vermelha ocorresse no sábado (8).

A decisão vale para o município de Patos de Minas e parte do princípio de planejamento e responsabilidade com os setores produtivos do município, que precisam de tempo hábil para organizarem-se em relação às novas medidas.  “Pensemos, por exemplo, num casamento marcado para o fim de semana com o número de convidados aceito na onda amarela. Como os noivos vão desconvidar as pessoas para cumprir as restrições da onda vermelha?”, pondera o coordenador do grupo de trabalho, Emerson Gontijo.

Dessa forma, eventos podem ocorrer com limite de 100 pessoas até domingo, observando distância linear de 1,5m, metragem referência individual de 4m² e ocupação máxima de seis convidados por mesa. Essas mesmas normas são também o padrão para funcionamento de bares e restaurantes. No entanto, já na segunda-feira, entram em vigor normas mais restritivas, como distância linear de 3m e metragem referência de 10m² por pessoa.

Ensino presencial – Vale destacar que a regressão para a fase vermelha não altera a retomada do ensino presencial, recém-autorizado pelo Executivo patense. Isso porque tanto o protocolo do Minas Consciente quanto o protocolo municipal de retorno às atividades de ensino estabelecem que somente em onda roxa não podem ocorrer aulas nas próprias instituições. A normatização do comitê local, inclusive, padroniza a adoção da distância linear de 1,5m dentro das salas de aula nas ondas vermelha, amarela e verde.


A partir de segunda-feira (10) haverá a redução no número máximo de clientes que podem ser atendidos nos estabelecimentos.

Leia também: Veja o que muda no comércio a partir de segunda-feira (10) em Patos de Minas

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.