Patos de Minas 

Comissão recomenda cassar mandato de Lásaro Borges

O parecer é opinativo. Para ocorrer a cassação são necessários a maioria absoluta dos votos, ou seja, pelo menos 12 favoráveis.

Compartilhe!

Lásaro Borges (PSD) - Vereador de Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O julgamento da conduta ética de Lásaro Borges (PSD) já tem data marcada. A sessão acontecerá na próxima quinta-feira (18) a partir das 13h30 no plenário da Câmara de Vereadores de Patos de Minas. A reunião será transmitida ao vivo.

Conforme apurado pelo Patos Notícias, o parecer tem 33 páginas e opinou pela cassação de Lásaro Borges por quebra de decoro. A decisão foi unânime, ou seja, os três membros da comissão opinaram pela condenação. Clique aqui e acesse as razões finais do parecer.

A Câmara Municipal também divulgou a íntegra do relatório final. Ele está disponível para acesso público, clique aqui.

Para cassar o mandato são necessários dois terços dos votos, ou seja, 12 votos favoráveis. O denunciado, Lásaro Borges, não vota. O próximo suplente do Partido Social Democrático (PSD) é o professor Wanderlei Rodrigues Resende (551 votos).

A comissão é composta por Daniel Amorim Gomes (PDT) – presidente, Gladston Gabriel da Silva (PODEMOS) – relator e Elizabeth Maria Nascimento e Silva (DEM).

ENTENDA O CASO

Lásaro Borges é acusado de enganar Francisco Gonçalves de 69 anos. A acusação argumenta que o vereador ofereceu um cargo de motorista em troca dos serviços de cabo-eleitoral. Após a vitória, Lásaro teria contratado e reincidido (na sequência) o contrato de trabalho. Durante os depoimentos, o denunciante também citou que recebeu dinheiro para comprar votos.

Lásaro Borges nega todas as acusações. Durante as duas oitivas, ele argumentou que a denúncia seria infundada e de cunho político. Segundo o vereador, nunca houve oferta de emprego em troca do serviço de cabo-eleitoral, tampouco pedido de compra de votos. Além disso, citou que só contratou o Francisco Gonçalves após grande insistência.

O QUE DIZEM AS PARTES

Procurado nesta terça-feira (16), o advogado de defesa, Abelardo Medeiros Mota, afirmou que ficou surpreso com a eficiência da comissão processante. Os argumentos finais, por escrito, foram entregues na sexta-feira (12) e já nesta terça-feira (16) houve a emissão do parecer final. “Eficiência invejável” caracterizou ele.

Abelardo Medeiros destacou que a sessão de julgamento já era esperada e está dentro da previsão legal. Ele disse que não tem a intenção de apresentar nenhum recurso contra a realização. Por fim salientou que a defesa não faz manobra ou articulação, apenas apresentada fatos, o que também será feito na quinta-feira.

Já o advogado do denunciante, Thiago Queiroz, parabenizou o trabalho da comissão processante. “Apurou com sabedoria os fatos alegados na denúncia, com todas as provas produzidas e depoimentos necessários”.

Sobre a sessão de julgamento, Thiago Queiroz afirmou que a expectativa é por Justiça e que espera que todo o contexto seja considerado, inclusive as sentenças do judiciário.

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.