Comissão Europeia lança concurso para melhorar mobilidade de idosos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Comissão Europeia lançou nesta semana o prêmio Horizonte em Inovação Social, cujo objetivo é investir em ideias para atender às crescentes necessidades dos idosos. Financiado pelo Programa de Investigação e Inovação da União Europeia, o Horizonte 2020, o prêmio vai distribuir 2 milhões de euros.

Em 2060, cerca de um terço da população europeia terá mais de 65 anos, quase o dobro do que existe hoje. “Não temos alternativas senão inovar agora para atender às crescentes necessidades dos cidadãos mais velhos, especialmente à necessidade de melhor mobilidade”, disse Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, no lançamento do prêmio, em Lisboa.

Dos 2 milhões de euros que serão distribuídos, 1 milhão ficarão com aquele que inventar uma nova maneira de ajudar na mobilidade das pessoas idosas. Serão ainda distribuídos quatro prêmios de 250 mil euros cada para projetos que permitam aos idosos participar em atividades sociais e manter a sua autonomia de forma saudável. “Estamos a falar de um prêmio mais ou menos da dimensão do Prêmio Nobel, mas na inovação social”, disse Moedas.

As ideias têm de poder ser replicadas e adaptadas a outros contextos e devem promover a criatividade, reunindo inovadores, organizações da sociedade civil e dos setores público e privado.

Os vencedores terão de combinar componentes tecnológicas, sociais e comportamentais. E as propostas têm de estar implementadas por um período de pelo menos cinco meses durante o concurso.

O concurso será em 2019, e as inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro do ano que vem, para entidades sediadas nos países da União Europeia ou parceiros do projeto Horizonte 2020. Os vencedores serão anunciados no segundo trimestre de 2019.

Edição: Nádia Franco

Fonte: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.