Comissão especial da Câmara realiza realiza visita técnica ao DMAE em Uberlândia

Comitiva do Legislativo Patense visitou a sede e as estações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia, com o objetivo de conhecer o funcionamento do órgão e dos serviços prestados à população, visando à possibilidade de implantação de melhorias no setor de saneamento de Patos de Minas.

Compartilhe!

Os membros da Comissão Especial de Recursos Hídricos, Hidrossanitários e assuntos relativos à Copasa, vereadores João Batista de Oliveira – João Marra e João Batista Gonçalves – Cabo Batista visitaram o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, na última quarta-feira (14/4), com o objetivo de conhecer o funcionamento do órgão e dos serviços prestados à população, visando à possibilidade de implantação de melhorias no setor de saneamento de Patos de Minas.

Também participaram da visita o diretor-geral da Câmara Municipal, Hugo Messias, e o assessor parlamentar Ivan Soares. O vereador José Eustáquio de Faria Júnior, igualmente integrante da comissão, justificou a impossibilidade de comparecimento ao encontro na referida data.

Na oportunidade, os membros da comitiva do Legislativo Patense conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. Eles ainda estiveram na sede da autarquia e trocaram informações sobre o funcionamento dos serviços municipais relacionados à coleta de lixo e à drenagem pluvial.

O diretor-geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que o órgão se encontra de portas abertas e sempre disponível para compartilhar experiências que levam ao bem-estar aos cidadãos. “Temos que compartilhar nossos conhecimentos. Uberlândia hoje é referência na região e também é a terceira cidade do Brasil no ranking de saneamento básico. Temos um grande prazer em compartilhar nossas experiências, para que, assim, possamos levar ainda mais qualidade de vida a todos que compõem nossa região” afirmou.

Para o vereador Cabo Batista, conhecer as instalações de tratamento de água e esgoto de Uberlândia foi muito positivo. “O Dmae é uma referência para Minas Gerais. A recepção foi excelente”, disse. Já o vereador João Marra destacou que muito aprendeu sobre os sistemas de tratamento de água e esgoto. “Aprendi muito, hoje foi um dia construtivo. Quero levar esse aprendizado para a minha cidade”, afirmou.

Ranking do Saneamento

Uberlândia é referência em saneamento. Recentemente, a cidade ficou em terceiro lugar do país no ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil de 2021. Segue também como a primeira do Estado e a primeira do ranking nos municípios com mais de 500 mil habitantes e com um serviço 100% público.

Capim Branco

O Dmae também está ampliando o sistema de abastecimento com a ETA Capim Branco, que está em fase de pré-operação. O novo sistema tem capacidade de produção de 2 mil litros por segundo. Em conjunto com os outros dois sistemas vão água tratada para até 1,5 milhão de habitantes.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas; com informações e fotos de Comunicação DMAE –  uberlandia.mg.gov.br.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas; com informações e fotos de Comunicação DMAE – uberlandia.mg.gov.br. 

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.