Começa a vacinação de bebês contra a COVID-19 em Patos de Minas; veja as regras

O público são bebês, com comorbidades, a partir de seis meses até menores de 3 anos. Pais interessados também poderão cadastrar os filhos na "xepa da vacina".

Compartilhe!

Patos de Minas já iniciou a vacinação de bebês com comorbidades contra a COVID-19. Podem se vacinar bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos.

As doses são aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. Confira a escala a seguir:

29/11 (terça-feira): USF Nova Floresta (Praça Leão Tolentino de Castro)

30/11 (quarta-feira): USF Padre Eustáquio (Rua Bariris, 338)

1º/12 (quinta-feira): Itamarati (Av. Tomaz de Aquino, 2.310)

5/12 (segunda-feira): Sebastião Amorim (Rua Deusdete Amaro Teixeira, 38)

As salas de vacina das USFs acima lista funcionam das 8h às 18, sem intervalo para almoço. Também serão atendidas crianças de 3 e 4 anos (com e sem comorbidades).

É necessário a presença dos pais ou responsáveis legais no momento da aplicação da dose. Caso contrário, deve-se apresentar o termo de autorização assinado por eles (clique aqui e acesse o modelo).

Por recomendação do Ministério da Saúde, as crianças menores de 3 anos somente podem ser vacinadas com a marca Pfizer-BioNTech. O esquema vacinal desse grupo é composto por três doses, com intervalo de quatro semanas entre primeira e segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

No caso de meninos e meninas de 3 anos completos a menores de 5 anos, a vacinação será com CoronaVac, cujo intervalo entre as duas doses é de 28 dias.

As comorbidades que dão direito à vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde, dentre elas: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágio 3 ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; imunocomprometidos; doença renal crônica; doenças neurológicas crônicas; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; síndrome de Down; cirrose hepática; doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e cardiopatias congênitas.

Xepa do bebês

Pais de crianças, a partir de seis meses até menores de 3 anos, que não possuem comorbidades, podem se inscrever na xepa. O objetivo é evitar o desperdício de doses já que após aberto o frasco, todas as doses devem ser administradas no mesmo dia.

Os pais interessados devem ligar na unidade de saúde e realizar um cadastro. Depois disso, caso haja sobra de doses, eles serão convocados conforme a escala a seguir.

30/11 – USF Padre Eustáquio: 3822-9628

01/12 – USF Itamarati: 3822-9620

05/12 – USF Sebastião Amorim: 3822-9634

Compartilhe!

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Maria
29/11/2022 16:40

Liguei nas três unidades e não estão sabendo dessa xepa não.

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.