MENU

Com verba garantida, antigo "Cadeião" será restaurado

A restauração do prédio público mais antigo de Patos de Minas foi acordada através de intermédio da deputada estadual Lud Falcão.


👤 Igor Nunes
🕓 23/05/2024 - 16:57


A deputada estadual Lud Falcão (Podemos) detalhou nesta quinta-feira (23/05) o acordo firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Prefeitura de Patos de Minas, a Fundação Educacional de Patos e Minas (FEPAM) e o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) para a revitalização do mais antigo edifício público do município, o “Cadeião”, inaugurado em 1912 para sediar a cadeia pública, o fórum e a Câmara Municipal. “É um presente à altura da história e da cultura de Patos de Minas, na semana em que nossa cidade comemora 132 anos de fundação e abre seus braços para receber gente de todos os cantos do Brasil”, disse Ludimila Falcão, que intermediou as negociações entre o MPMG, a Prefeitura e a FEPAM-UNIPAM.

“O ‘Cadeião’ será transformado em um espaço para a divulgação e a preservação da história e da cultura de Patos de Minas. As obras terão a duração de dois anos, e começam assim que for feito o repasse dos recursos”, informou a deputada. Ela acrescentou que serão investidos R$ 3.192.972,85 nas duas etapas da obra. Na primeira etapa, vão ser investidos R$ 947.782,83 oriundos de destinação feita pelo MPMG. Como contrapartida, a Prefeitura de Patos de Minas elaborou o projeto arquitetônico e, caso haja necessidade, fará aditivos para repassar mais verbas para a revitalização do “Cadeião”. A liberação de recursos para a segunda fase será feita à medida que os trabalhos avançarem.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As negociações que resultaram no acordo para a destinação dos recursos começaram quando a deputada Lud Falcão e a Prefeitura de Patos de Minas procuraram o Ministério Público e apresentaram o projeto de restauração do imóvel histórico. Houve interesse do MP em financiar a proposta por meio da Plataforma Semente, criada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais. A plataforma recebe e analisa projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, empresas privadas e poder público. O projeto aprovado recebe recursos provenientes de medidas compensatórias ambientais de acordos celebrados pelo Ministério Público. A proposta é viabilizar projetos de defesa do meio ambiente, cultura e urbanismo.

A Fepam-Unipam se incorporou ao processo para figurar como proponente do projeto na Plataforma Semente, receber os recursos e gerenciar a execução das obras. O convite foi feito pelo MPMG, que já estabeleceu parcerias com a Fepam-Unipam em outras oportunidades, como na destinação de recursos para a construção e manutenção do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Patos de Minas.

Lud Falcão divulgou o cronograma da restauração do “Cadeião”, segundo o projeto arquitetônico aprovado. Na primeira etapa serão executados os seguintes serviços externos:

As obras previstas para a segunda etapa são estas: