O Censo Demográfico do IBGE está atrasado em Patos de Minas. Segundo a supervisora de área, Priscila Cristina, apenas 40% dos domicílios do município foram visitados. O ideal seria uma adesão de 50%. A meta era concluir o serviço até 31 de outubro, contudo o prazo poderá ser prorrogado.
Atualmente 95 recenseadores trabalham no município de Patos de Minas. Nesta primeira etapa, a coleta está concentrada na área urbana. O questionário básico é composto por 26 perguntas e demora cerca de 5 minutos. Uma parcela da população, cerca de 10%, responderá um questionário ampliado com 77 questões.
Segundo a recenseadora do IBGE, Maria Luzia, muitos moradores tem se recusado a participar da pesquisa. Ela relatou que as recusas acontecem principalmente em condomínios fechados.
A participação do censo é obrigatória. Segundo a Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, “toda pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”.
O questionário pode ser respondido do lado de fora do imóvel, ou seja, não é necessário que o recenseador entre na casa. Também há a possibilidade de responder pelo interfone ou telefone.
Os profissionais do IBGE são identificados com boné, colete e crachá. Eles carregam uma espécie de tablet. Os dados são coletados no dispositivo eletrônico e enviados para a central em Brasília.
Os recenseadores trabalham em horário flexível e atuam até no período noturno e aos finais de semana. Quando o morador não é encontrado, eles deixam um bilhete com um número de telefone para contato. O cidadão deve ligar e agendar uma data para a coleta.
O Censo Democrático é uma ferramenta vital para o desenvolvimento das políticas públicas. É através dos dados, por exemplo, que os governos determinam quais regiões receberão verbas.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise
não tem como fazer on line?
Sim, o questionário pode ser respondido pela Internet, porém, de toda forma o recenseador tem que encontrar com o morador e cadastrar o celular/e-mail do mesmo, para que ele receba um código de acesso e consiga responder pela Internet.
Até hoje não passaram aqui em casa, nem encontrei nenhum bilhete na caixa de correio
Fica difícil confiar quando o cara chega com óculos escuros , máscara e boné 🤷
Por isso mesmo que eles tem a identificação no crachá e se você ainda tiver dúvida, pra quem tem basta pegar o celular e colocar no qr coude do crachá do recenseador que lá ele vão te dar as informações confirmando q ele realmente trabalha pro censo