MENU

Com polêmica das autoridades políticas, Agrishow é realizada em Ribeirão Preto

A abertura oficial, que normalmente é prestigiada por presidentes da república, não aconteceu neste ano.


👤 Bené Romano
🕓 05/05/2023 - 12:16 (atualizado 05/05 - 13:01)


A Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, mais conhecida como Agrishow, que é a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina e uma das maiores feiras de Agronegócio do mundo.

A abertura oficial que estava marcada para o dia 01 de maio, feriado nacional, e normalmente é prestigiada por presidentes da república, ministros e governadores, nesse ano excepcionalmente acabou não acontecendo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso porque houve uma certa polêmica envolvendo o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que segundo órgãos de imprensa recebeu uma ligação do presidente da feira, Francisco Matturro, informando sobre a presença de Jair Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na abertura do evento. O presidente do evento teria sugerido a ida da comitiva de Brasília no dia seguinte.

Em função disso, o Ministro Fávaro se sentiu desprestigiado e “desconvidado”, e acabou não indo à Agrishow 2023.

Segundo informações da assessoria de imprensa, o ministro da Agricultura anunciaria a liberação de mais de R$ 400 milhões de suplementação orçamentária para amenizar juros do Plano Safra 2022/2023, o que acabou não acontecendo.

Esse fato gerou um enorme desconforto entre organização da feira e autoridades federais, que chegaram a afirmar que “se a Agrishow não quer o governo federal no evento, não sei se o Banco do Brasil e o governo federal deveriam continuar patrocinando o evento.”

Sem abertura oficial, a feira Agrishow 2023 teve seu primeiro dia com público recorde e a presença do ex-presidente Bolsonaro e do governador Tarcísio, que atraíram a atenção do público presente e foram bastante aplaudidos.

Independentemente do que tenha realmente acontecido nesse “desencontro” entre os organizadores da feira e o Ministro da Agricultura e Pecuária, esse fato é muito ruim tanto para o governo federal quanto para o Agronegócio, e consequentemente para o Brasil.

Já existe claramente uma situação de desconforto entre o Agronegócio e o governo federal, e fatos como esse aumentam ainda mais a distância entre eles.

No entanto, apesar dessa situação atual em que o Agronegócio se sente inseguro ao atual governo federal, ele continua trabalhando, plantando, colhendo e produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo.

E prova disso é que a organização da Agrishow 2023 mantém o otimismo em relação a negócios na feira, com a expectativa de superar os R$ 11,24 bilhões em vendas de máquinas da última edição.

Além da exposição de máquinas, equipamentos, implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, tecnologia em software e hardware, armazenagem e insumos para agropecuária em geral, outras atrações estavam presentes na 28ª Edição do Agrishow, como o Agrishow Pra Elas, espaço dedicado às mulheres do agro com atividades de conteúdo e relacionamento, o Agrishow Labs, com a participação de startups que incrementam produtividade e qualidade às lavouras brasileiras, e a Arena de Drones, tecnologia de aplicação cada vez utilizada no campo.

A sustentabilidade estava também muito presente na feira, por meio de iniciativas sustentáveis nas áreas de resíduos e de energia, como a coleta e descarte adequados de diferentes tipos de resíduos, a reciclagem de materiais, o uso de fontes renováveis e a economia de energia.

À medida que o Brasil aumenta sua área cultivada e também sua produtividade, isso exige máquinas cada vez maiores e eficientes, com tecnologia de altíssimo nível incorporada a elas.

Durante minha visita no Agrishow, percebi o quanto os produtores estão em busca do que há de mais moderno em tecnologia agrícola para ampliar sua produtividade e aprimorar sua eficiência, no entanto ainda precisam um pouco mais de confiança para seguirem fazendo os investimentos neste momento.