MENU

Com investimento de R$ 411 mil, prefeitura inaugura revitalização do Cruzeiro

O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 22/04/2024 - 07:38


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Patos de Minas entregou no último domingo (21/04)  a revitalização do antigo Cruzeiro na Av. Getúlio Vargas. Foram investidos aproximadamente R$ 411 mil, recurso do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Patos de Minas (Fumpac).

A restauração da cruz, a revitalização da área com Pedra de São Tomé, as epígrafes que eternizam a memória do lugar e o novo sistema de iluminação fazem parte dos esforços para preservação da cultura e da história.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O Cruzeiro é o marco de fundação da cidade e integra o conjunto de bens tombados do município. O monumento é o último vestígio urbano material da antiga matriz do então povoado de Santo Antônio da Beira do Rio Paranaíba, sendo o símbolo da fase inicial de formação da cidade.

HISTÓRIA

O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas. A denominação foi instituída pela lei nº 361, de 24 de maio de 1957, pelo então prefeito Genésio Garcia Rosa.

O local onde se encontra a cruz era conhecido como Largo da Matriz. O primeiro cruzeiro do povoado foi erguido em um pedestal rústico de pedra localizado próximo à porta da antiga matriz em meados do século XIX. De acordo com dados históricos, era vigário da paróquia à época o padre Manoel de Brito Freire. Em 1892, o Cruzeiro foi substituído pelo atual, agora revitalizado.

Após a abertura oficial da Catedral de Santo Antônio em 1954, a cruz foi instalada em uma base mais alta, construída onde hoje é a Praça Dom Eduardo. Com a demolição da antiga matriz, restou o Cruzeiro como um dos símbolos mais antigos da formação da cidade de Patos de Minas.

Fontes: Inventário de Proteção de Acervo Cultural – Ipac/ EFECADEPATOS