Com iniciativa dos próprios alunos, Instituto Madiba realiza feira de oportunidades em sacramento

Evento teve objetivo de oferecer mais clareza sobre os cursos universitários e aproximação com o setor de RH das empresas locais.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Juntando o sonho e a vontade de aproximar ainda mais de seu futuro promissor, os alunos do Instituto Madiba, em Sacramento (MG), tiveram uma ideia genial e criaram o evento Feira de Profissões e Oportunidades, realizado no último sábado (04), na Praça da Basílica.

O evento nada mais é que o preenchimento da carência de oportunidades que faltam na cidade – que tem hoje pouco mais de 26 mil habitantes. A falta de uma universidade/faculdade presencial e o direcionamento incerto das demandas de mão de obra que as empresas locais realmente necessitam. Foi enxergando esse gargalo, que os alunos organizaram a feira, unindo a participação de sete instituições de ensino superior e seis das maiores empresas da cidade.

Talvez tenha sido a principal proposta da feira de não apenas mostrar e ajudar a escolher uma profissão, como também dar condições do participante se autoconhecer. Durante quatro horas, o jovem pôde refletir sobre uma visão mais clara da área em que se imagina sentir mais realizado no campo profissional.

Com as universidades, o participante conheceu melhor os cursos oferecidos de graduação, pós-graduação e livres de cada uma; os valores e descontos das mensalidades, tempo de duração e aproveitamento; além de assistirem uma palestra no campo jurídico.

Com as empresas, a oportunidade foi ainda mais além. Os jovens puderam se inteirar sobre as vagas abertas e as demandas de mão de obra que elas realmente necessitam. A possibilidade de aprender na prática a formatação de um currículo também foi possível. Tudo isso, permitindo a interação com os representantes da área de Recursos Humanos, que é quem contratam para compor a equipe destas empresas.

Quem foi, gostou. Confira alguns depoimentos abaixo.

“Além de ser um evento inclusivo, a feira trouxe muitas oportunidades de cursos novos pelas faculdades aqui presentes. A iniciativa é bacana, pois desta vez, os alunos não tiveram que deslocar para outra cidade para acompanhar de perto uma feira de profissões. Outra oportunidade é das empresas presentes mostrarem a capacitação da mão de obra que elas realmente precisam” – Helena Silva

“Já sou graduada e estou cursando uma pós, mas vim para me inteirar mais com as empresas e suas demandas, pois pretendo continuar me profissionalizando para isso” – Joice Leandra Bernardes

“Oportunidade única para nossos jovens. As informações que são repassadas aqui contribuem muito para nossa evolução, já que estamos saindo do Ensino Médio e precisamos conhecer melhor as faculdades e as vagas de emprego” – Stefani Lemos.

Universidades presentes.

Mackenzie, Faculdade de Direito de Franca, UniCesumar, Universidade de Uberaba (Uniube), Unipam, Fazu e Uninter.

Empresas.

Sicoob, Spark, Sicredi, Scala, Via Lácteos e Sak´s

* Todo o público que quisesse participar dos sorteios era obrigatório carimbar uma cartela em todos os stands para concorrerem a vários prêmios como: cursos de graduação e pós-graduação, cursos de temas livres, notebook, tablet, mochilas, carregadores de celular e testes de orientação vocacional.

Sobre o Instituto Madiba.

Localizado no município de Sacramento, em Minas Gerais, o Instituto Madiba foi fundado em 13 de outubro de 2014. É uma organização não governamental sem fins lucrativos, que visa despertar na comunidade o compromisso como cidadão de lutar por uma vida mais justa, humana e solidária, envolvendo-a por meio de projetos que promovam a educação e ações em prol de um mundo melhor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.