O Hemocentro de Patos de Minas registrou uma queda acentuada no número de doadores de sangue. A Unidade da Fundação Hemominas, que normalmente recebe 50 doadores em uma sexta-feira, no período da manhã (19), tinha atingido apenas cinco doações. Os estoques atingiram níveis preocupantes. Pode faltar sangue para atender os pacientes mais necessitados.
Desde o início da pandemia, o índice de comparecimento de doadores está em queda constante. De acordo com o Hemominas, atualmente, os estoques de sangue dos tipos positivos e negativos estão abaixo do ideal.
Como uma forma de evitar aglomerações e para que não haja riscos de transmissão do Coronavírus, os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.
Indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação. Além disso, se o doador esteve em contato com algum paciente que teve covid-19 ou apresentou sintomas, não poderá fazer a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.
Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br .