Com aumento da COVID-19, unidades de saúde de Patos de Minas recomendam uso de máscara

Na Santa Casa o uso é obrigatório, já no Hospital Regional, postos de saúde e UPA, a utilização é recomendada.

Compartilhe!

Máscaras covid-19
Foto: Ilustrativa

Patos de Minas registra um aumento no número de casos confirmados de COVID-19. Uma morte pela doença já foi confirmada em 2024. Diante disso, as unidades de saúde começaram a repensar protocolos para evitar a disseminação do vírus.

A Santa Casa de Misericórdia passou a exigir, de forma obrigatória, o uso de máscara para pacientes e acompanhantes. Já o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) ainda não exige, de forma obrigatória, o uso de máscara, contudo ele é recomendado.

Nos postos de saúde e na UPA, sob responsabilidade do município de Patos de Minas, não há nenhuma portaria sobre a obrigatoriedade, contudo os funcionários tem alertado os pacientes sobre o eventual risco de contaminação.

Na última segunda-feira (26), o Patos Notícias informou que oficialmente 72 casos positivos foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Um idoso de 69 anos não resistiu as complicações da covid-19 e faleceu em 7 de fevereiro. A estatística de casos, no entanto, tende a ser bem maior, porque nem todos os exames foram incorporados ao sistema e muitos pacientes, por serem assintomáticos, não realizam o teste.

NOTAS

Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, informa que levando em consideração a maior incidência de casos de COVID-19, o período pós-carnaval  e também o fluxo diário de pessoas na instituição, foi adotado, desde a última quarta-feira (21/02), o uso obrigatório de máscara na instituição.

A medida possui caráter totalmente preventivo, levando em consideração inclusive que a instituição não é porta de entrada para casos suspeitos/positivos do referido diagnóstico.

Vale ressaltar ainda que conforme normativas, o álcool é disponibilizado em locais estratégicos e existem dispensers em todas as enfermarias, com reposição de acordo com a demanda.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – C.C.I.H da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas realiza diariamente buscas ativas e controle de casos positivos para Covid-19. Em casos de diagnóstico, é realizado o isolamento e medidas preventivas.

Hospital Regional Antônio Dias (HRAD)

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que adota protocolo clínico para a prevenção e o tratamento de casos da covid-19 desde a pandemia da doença, em conformidade com o estabelecido pelo Ministério da Saúde. O documento define normas para todos os hospitais e setores administrativos da Fhemig.

Desde o fim da pandemia, em maio de 2023, o uso de máscara é recomendado, mas não obrigatório na Rede Fhemig. Nesse contexto, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e o setor de Medicina do Trabalho do Hospital Regional Antônio Dias mantêm vigilância e entendem que os casos são sazonais, o que não torna obrigatório o uso de máscara neste momento, salvo em circunstâncias em que o uso é obrigatório, como, por exemplo, durante a realização de procedimentos cirúrgicos.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.