A Semana da Comunicação (SECOM) é um dos eventos mais tradicionais do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Realizado há 13 anos pelos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), o encontro visa aproximar os estudantes e profissionais da área, bem como atualizá-los com as tendências do mercado.
A 13ª edição foi aberta na última segunda-feira (26/08) e tem como tema “Comunicação que Empodera”. Diferente dos anos anteriores, não houve cobrança de taxa de inscrição, e sim uma entrada solidária, um litro de leite. O material arrecadado será doado para instituições beneficentes.
A cerimônia contou com a presença do reitor do UNIPAM, profº Milton Roberto. A coordenadora dos Cursos de Comunicação Social, Regina Macedo, destacou em seu discurso a importância da comunicação. Segundo ela, vivemos em um período onde ela deve ser analisada, principalmente no que envolve a veracidade do que é divulgado. Além disso, propôs uma reflexão:
Ao contrário do passado quando as informações demoravam meses ou até anos para percorrer o globo, hoje um minuto parece muito. Todos acompanham ao-vivo os fatos mais marcantes. É o fim das distâncias ou o início delas? Nosso cotidiano aumentamos ou diminuímos a distância entre nós e o outro? Essa facilidade de nos comunicar nos aproximou? Se não, como conviver?
O reitor também se pronunciou aos presente, parabenizou a organização e apresentou o palestrante da noite, o cartunista Maurício Ricardo.
“A graça de empreender” foi o tema da palestra de abertura. Maurício Ricardo é um dos produtores de conteúdos mais consagrados do país. Ele iniciou sua carreira no final da década de 1990 e conseguiu uma legião de fãs que acompanham seu site o charges.com.br. Ele começou sua palestra falando do início da internet, uma época onde a velocidade de conexão era lenta e os recursos multimídias bem rudimentares. Com uma linguagem descontraída narrou sua evolução, da transição da web para a tv, quando foi contratado pela TV Globo, e os desafios da monetização e da conquista da audiência na atualidade.
A primeira noite foi fechada com o sorteio de prêmios. A Semana da Comunicação (SECOM) segue até o próximo sábado (31). Confira a programação abaixo:
Terça-Feira (27/08) – Workshops – 19h
- “Propriedade Intelectual com foco em Marcas e Direito Autoral para profissionais da Comunicação Social” – Eline Débora
- “As particularidades do texto digital” – Margareth Castro
- “Planejamento Criativo (Estúdio Lab)” – Pietro Enrico e Bruna Leite
- “Utilizando o Linkedin de Forma Estratégia para Conquistar [re]colocação e fechar negócios” – Leonardo Baltar
Quarta-Feira (28/08) – Workshops – 19h
- “Transmitindo credibilidade: Informação precisa, em harmonia com a imagem” – Paulo Barbosa
- “Empoderando pessoas e marcas através de eventos” – Thiago Rodrigues
- “Entendendo o que é redação publicidade de verdade” – Gustavo Patrício
Quinta-Feira (29/08) – Prêmio Ilustra de Criatividade – 19h
Sexta-Feira (30/08) – Workshops – 19h
- “Jornalismo na Era Digital” – Danielle Queiroz
- “Preparação de materiais para produção gráfica” – Wilson Joaquim
- “SEO e Marketing de Conteúdo: um guia completo para quem está começando” – Ana Clara Macedo
Sábado (31/08)*
– Seminário de Marketing Digital do Sebrae Minas (RELOAD) – 12:30
– Festa Frida 2 anos – Especial Semana da Comunicação – 16h
*Ingressos devem ser adquiridos a parte.
comentários