Com 161% de aumento, Patos de Minas declara situação de emergência pela dengue

A previsão é que o pico da doença aconteça em março. Todos devem colaborar e eliminar os focos de água parada.

Compartilhe!

Pneu dengue
Foto: Ilustrativa

Patos de Minas declarou situação de emergência por epidemia de dengue nesta terça-feira (30/01). O decreto foi assinado pelo prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira (Novo).

O documento considera que o Estado de Minas Gerais decretou estado de emergência em saúde pública, que o último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizado em janeiro deste ano, registrou no Município de Patos de Minas o índice de 5,9%, que caracteriza Alto Risco, e que 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências.

O decreto também cita o aumento expressivo de notificações de casos prováveis/suspeitos de dengue. Até semana passada, o município contabilizou 643 notificações em janeiro, um aumento de 161,38% no comparativo com o mesmo período de 2023, quando foram notificados 246 casos.

O município vai criar uma Unidade de Hidratação, que será instalada no Palácio dos Cristais, antiga sede da Prefeitura Municipal, localizado na Av. Getúlio Vargas. A previsão de inauguração é março, quando deve acontecer o pico da dengue.

Com a declaração de situação de emergência, o município poderá adotar medidas administrativas necessárias a imediata resposta por parte do Poder Público Municipal à situação vigente. Entre essas medidas estão:

Criação de um Comitê Interinstitucional de Crise para coordenar as ações de controle e combate às epidemias;

Determinação da mobilização intensiva da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Vigilância em Saúde e dos órgãos de saúde do Município;

Requisição de pessoal, equipamentos, veículos, materiais e insumos de outras Secretarias e Órgãos Municipais e Estaduais de Saúde;

Realização de parcerias com entidades particulares, instituições de ensino técnico e superior, públicas ou privadas.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e cansaço. Em casos graves, a dengue pode levar à morte.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes com sinais e sintomas iniciais da dengue, como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.

As USFs funcionam das 7h às 17h (segunda a sexta-feira – exceto feriados). Cada usuário deve procurar a sua unidade de referência.

Já os pacientes com sinais e sintomas mais graves, como dor abdominal forte e contínua, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca ou gengiva, manchas vermelhas na pele, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência, devem procurar o Pronto Atendimento (UPA).

A UPA funciona 24 horas, todos os dias da semana. Os pacientes são triados e classificados conforme gravidade do quadro de saúde. Urgências e emergências são priorizadas.

É importante lembrar que o ciclo de duração da dengue é de cinco a seis dias. Geralmente os sintomas/sinais começam a aparecer a partir do terceiro dia após a picada do mosquito.

Combata o Aedes aegypti

A melhor forma de prevenir a dengue é combater o mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante:

Guardar água em recipientes fechados;

Limpar com frequência a caixa d’água;

Eliminar objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas, vasilhas e latas;

Manter quintais e terrenos limpos;

Colocar telas nas janelas e portas.

Compartilhe!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.