Com 11 casos, autoridades temem surto de tuberculose no Presídio Sebastião Satiro

Com capacidade para 167 detentos, o Sebastião Satiro sofre com problema de superlotação. Atualmente são cerca de 300 pessoas presas no local.

Compartilhe!

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) nesta sexta-feira (22) em nota a imprensa, de que 11 detentos do Presídio Sebastião Satiro em Patos de Minas tiveram diagnóstico positivo de tuberculose. Eles estão sendo acompanhados por equipes de saúde dentro da unidade prisional. O órgão também informou que ações vêm sendo tomadas para evitar a contaminação dos demais detentos. Com capacidade para 167 detentos, o Sebastião Satiro sofre com problema de superlotação. Atualmente são cerca de 300 pessoas presas no local e o temor de um surto da doença é grande.

De acordo com órgãos de saúde, a tuberculose é contagiosa e a transmissão é direta, ou seja, de pessoa para pessoa. É uma doença infecto-contagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. A bactéria causadora da doença pode passar por meio do falar, espirrar ou tossir, em pequenas gotas de saliva. Pessoas com desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e com baixa imunidade estão mais suscetíveis ao contágio. Dessa forma, a microbactéria se multiplica e desenvolve infecções mais rápido. Proximidade com pessoas infectadas, assim como os ambientes fechados e pouco ventilados favorecem o contágio.

Entre os principais sintomas da tuberculose estão;

  • Tosse por mais de duas semanas com ou sem secreção, que pode ser espessa ou até sanguinolenta;
  • Cansaço excessivo;
  • Falta de ar;
  • Febre baixa, mais comum à tarde;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
  • Fraqueza.

É importante dizer que a tuberculose tem tratamento e é fundamental que o paciente siga rigorosamente as indicações médicas, para que o tratamento surta um efeito positivo. O tratamento é feito com uso de antibióticos e dura, no mínimo, seis meses. Os comprimidos devem ser tomados diariamente. Não pode haver abandono nem desistência do tratamento antes do término, pelo risco de resistência bacteriana.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.