Colmeia realiza a trigésima reunião ordinária desde a sua criação em 2017 em Patos de Minas

Os membros da Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas se reuniram de forma on-line.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Print da reunião on-line do Coletivo Local de Meio Ambiente.

Os membros da Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos) se reuniram mais uma vez em encontro virtual pela plataforma Teams, para deliberarem sobre pontos importantes de pauta alusivos aos bens naturais, meio ambiente, principalmente no que se refere à proteção, preservação e conservação dos recursos hídricos.

A 30ª reunião ordinária aconteceu de 8 às 11 horas do dia 24 de fevereiro de 2021, com a presença significativa de participantes conselheiros e convidados. A sugestão prévia da programação da Semana Municipal e Mundial da Água em Patos de Minas, para o mês de março, foi um dos pontos de destaque do encontro ambiental.
A apresentação pelo Comando da 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas (Defesa Civil) do Projeto para aquisição de viaturas: Auto Salvamento Florestal (ASF) e Auto Tanque Bomba (ATB), foi adiada para a próxima reunião do Coletivo.
Na oportunidade foi apresentado pelos conselheiros representantes da Copasa, o relatório atualizado, descritivo e fotográfico via Datashow, das ações ambientais com projetos desenvolvidos pelo Pró-Mananciais desde a criação do Colmeia Patos. Segundo o secretário do Coletivo, Fernando Corrêa de 2017 a 2020 foram instalados 23 mil metros de cerca para proteção de nascentes e microbacias, nos córregos Bauzinho e Bomsucesso (nas comunidades de Pindaíbas e Bomsucesso, respectivamente), plantadas 13 mil árvores de espécies nativas e construídos 54 bolsões (bacias de contenção) e realizadas melhorias de 8700 mil metros de estradas vicinais.

Foram repassadas também pela secretaria do Colmeia, informações sobre o andamento do processo de nova licitação das obras de construção do CEAM Mocambo (Centro de Educação Ambiental de Patos de Minas). O novo certame está previsto para ser aberto entre os meses de março e abril para licitação às empresas interessadas na construção do CEAM Mocambo.

A presidente do Colmeia Patos, Geize Carla Soares Marques, apresentou aos conselheiros o balanço do Projeto Café com Bordado, em novo formato devido à pandemia, com os trabalhos de bordados confeccionados em casa por dezenas de mulheres da comunidade de Pindaíbas, com temas alusivos ao Pró-Mananciais, ao meio ambiente e ao próprio projeto.
Geize Soares informou também ao final da reunião sobre o cronograma da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), com peixamentos previstos para abril deste ano, no córrego Bauzinho em Pindaíbas e no rio Areado, no Distrito do Chumbo, em Patos de Minas.
O vice-presidente do Coletivo Local de Meio Ambiente, Civuca Costa, apresentou a sugestão prévia de uma extensa programação da Semana Municipal e Mundial da Água, por ocasião das comemorações ao Dia Mundial da Água, em 22 de março. Na agenda ambiental estão previstas: blitz educativa com a distribuição de máscara de proteção à Covid; ação ambiental de plantio de mudas nativas e mutirão de limpeza na praça da “Biquinha do Caramuru”; e a realização de Vídeo Conferência sobre recursos hídricos de Minas Gerais, em especial nas regiões do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.
O referido ponto de pauta será discutido em reunião extraordinária do Colmeia Patos marcada para o dia 2 de março de 2021, às 8 horas, para a definição da agenda oficial, de forma virtual entre conselheiros, convidados e parceiros de eventos socioambientais. No encontro on-line da próxima terça-feira também será apresentado pelos participantes sugestões para a construção de documento oficial que será encaminhado à Coordenação dos Colmeia’s em Belo Horizonte com a recomendações para a melhoria da metodologia e a atualização do ciclo tarifário do Pró-Mananciais, para o período de 2021/2024.
Fonte: Portal Comunica Colmeia Patos

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.