Colmeia divulga programação oficial da Semana Mundial da Água em Patos de Minas

Data é comemorada no dia 22 de março.

Compartilhe!

Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas (Colmeia Patos), se reuniram em encontro virtual realizado de 8h30min às 12 horas, do dia 17 de março de 2021, para a discussão e deliberação sobre muitos pontos previstos na pauta ambiental.

Um dos itens de destaque da reunião ordinária de março, foi a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Paranaíba (CBH PN1), Antônio Geraldo de Oliveira, que também é o atual Secretário do Meio Ambiente do município de Patrocínio – MG.
Na pauta constava a proposta do vice-presidente do Colmeia Patos, Civuca Costa, que indaga aos conselheiros ambientais e ao comitê de bacia a não participação de representantes dos coletivos de meio ambiente das cadeiras que compõem o CBH PN1 já que o colmeia trata especificamente sobre o planejamento e gestão de recursos hídricos.
A pedido do secretário de Meio Ambiente de Patrocínio, a presidente do Colmeia Patos, Geize Soares, fez um breve relatório com a retrospectiva das ações e objetivos do Coletivo Local de Meio Ambiente em Patos de Minas, por meio do Programa Pró-Mananciais desde a sua criação em 2017. No cronograma foram destacados os avanços e intervenções feitas pelo Colmeia em localidades rurais de Patos de Minas. Dentre outros: a instalação de 23 mil metros de cerca para proteção de nascentes e microbacias nos córregos Bauzinho e Bonsucesso (nas comunidades de Pindaíbas e Bonsucesso, respectivamente). O plantio de 13 mil árvores de espécies nativas. A construção de 54 bolsões (bacias de contenção), 20 bigodes e 2 lombadas. A melhoria de 8,7 quilômetros de estradas vicinais. E, a aprovação de projeto de engenharia arquitetônica para a construção do Centro de Educação Ambiental (CEAM) no Parque Municipal do Mocambo.
Foi informado por Daniel Barbosa da secretaria executiva do Colmeia Patos e funcionário da Copasa, que no momento, existem 223 Colmeia’s constituídos no âmbito do estado de Minas Gerais. Após a manifestação e o relatório dos conselheiros, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Antônio Geraldo, ficou de analisar a solicitação de inclusão do Colmeia Patos sob o ponto de vista jurídico respeitando o que prevê o regimento interno do CBH PN1 para a participação de novas entidades na composição do Comitê.
O Coletivo Local de Meio Ambiente de Patos de Minas é constituído em Lei Municipal com estatuto registrado,  e uma vasta folha de serviços prestados em prol da proteção e preservação de mananciais e recursos hídricos no Município. O Colmeia Patos é um órgão colegiado e foi instituído oficialmente mediante a Lei Municipal nº 7.572 de 19 de dezembro de 2017.
Ao final da discussão ficou definido que a direção do Colmeia Patos/Pró-Mananciais e a coordenação do Programa Pronascentes, serão convidados para participação das próximas reuniões do CBH PN1 para a apresentação de relatórios descritivos e fotográficos para conhecimento dos gestores do Comitê da Bacia do Rio Paranaíba.
Na ocasião do encontro on-line de março do Colmeia Patos, foi apresentada pelo vice-presidente Civuca Costa a agenda de atividades alusivas à Semana Mundial da Água em Patos de Minas. Devido ao momento de pandemia as ações presenciais foram suspensas da programação e aprovados apenas os eventos virtuais.
A programação da semana voltada para as comemorações do Dia Mundial da Água ficou assim definida:
# 22 de março (Segunda-feira): DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 8h30min às 11 horas.
. 8h30min – Clipe de abertura das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água. Vídeo: ÁGUA, Um Bem Precioso.
. 8h35min – Abertura oficial da  Vídeoconferência sobre Recursos Hídricos Mineiros, com a exposição da direção executiva do Colmeia Patos, por meio da presidente Geize Soares. * Manifestação de representantes de entidades parceiras do evento.
. 9 horas – Apresentação e lançamento da Oração das Águas (Prece do Canto Sagrado), pelo escritor e gestor ambiental, Civuca Costa, idealizador e compositor do tema.
. 9h10min – Vídeoconferência – Recursos Hídricos de Minas Gerais (Águas do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro), com tema ilustrado no Relatório do IGAM, edição 2020. Subtemas: 1) Apresentação pela Vigilância em Saúde Ambiental de dados do monitoramento da qualidade da água de Patos de Minas. 2) Apresentação pela Empresa Água e Terra Análises Ambientais do resultado de coleta hídrica e análise da qualidade de água da nascente urbana “Biquinha do Caramuru”. 3) Apresentação pela Emater e Coordenação do Programa Pronascentes de diagnóstico preliminar do projeto socioambiental de proteção e preservação do Córrego do Serrote, na comunidade de Baixadinha.
. 11 horas – Clipe de encerramento das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água. Música: NA PELE (com Pitty e Elza Soares).
 . 18h30min – LIVE – Água: bem comum do presente e do futuro.  Com mesa-redonda virtual composta por especialistas e convidados. Produção e transmissão ao vivo pela Rádio Jovem Pan Patos, 103,3 FM, pelos canais e redes sociais da Jovem Pan.
. # 25 de março (Quinta-feira): 8h30min – Realização de ciclo do Projeto Café com Bordado no formato on-line (Bordando em Casa), com mediação do educador social, multiplicador, ator e diretor teatral, Dimir Viana (de Belo Horizonte) propiciando aos participantes que desenvolvam desenhos e bordados alusivos às águas da região, com imagens de rios, córregos, lagos, nascentes, mananciais e ícones hídricos. *Os bordados confeccionados serão apresentados oportunamente em exposição presencial ou virtual em posteriores eventos socioambientais.

. # Curiosidades: A programação da Semana Mundial da Água em Patos de Minas contará também com dicas de livros, filmes e músicas com temas alusivos a Água, a Vida e Mudanças Climáticas.

(#Portal Comunica Colmeia Patos)

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.