Colmeia define programação alusiva ao Dia Mundial da Água em Patos de Minas

Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março.

Compartilhe!

Orla da Lagoa Grande
Orla da Lagoa Grande. Imagem capturada na tarde de segunda-feira (28/09)
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

Os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos) se reuniram em encontro extraordinário de forma virtual pela plataforma Teams, para discutirem sobre as atividades relacionadas às comemorações do Dia Mundial da Água, em 22 de março em Patos de Minas, dentre outros assuntos socioambientais ligados aos recursos hídricos na região.

Segundo a presidente do Colmeia Patos, Geize Soares, devido ao momento crítico da pandemia a programação da semana municipal da água irá se restringir em dois momentos de atividades virtuais alusivos às comemorações do Dia Mundial da Água. A decisão sobre a alteração na agenda do evento previsto para uma semana foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros depois de analisar cada atividade da programação. As ações presenciais foram retiradas da agenda ambiental.

As atividades ficaram assim definidas: * Na segunda-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, de 8 às 11 horas, acontecerá de forma on-line a Vídeo Conferência sobre Recursos Hídricos de Minas Gerais, em especial as águas do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro), com tema apresentado no documento do IGAM, edição 2020. Com os subtemas: 1) Apresentação pela Vigilância Municipal em Saúde Ambiental de dados do monitoramento da qualidade da água de Patos de Minas. 2) Apresentação pela Empresa Água e Terra Análises Ambientais do resultado de coleta hídrica e análise da qualidade de água da nascente urbana “Biquinha do Caramuru”. 3) Apresentação pela Emater e Coordenação do Programa Pronascentes de anteprojeto socioambiental (cronograma de ações) de proteção e preservação do Córrego do Serrote na comunidade de Baixadinha em Patos de Minas.

No dia 25 de março, haverá o ciclo de mais uma etapa do Projeto Café com Bordado no formato on-line (Bordando em Casa) com mediação do educador social, multiplicador, ator e diretor teatral, Dimir Viana (de Belo Horizonte-MG), propiciando dinâmicas aos participantes que desenvolvam desenhos e bordados alusivos à água da região, com imagens do rio Paranaíba, córregos, lagos, nascentes e mananciais. Os bordados confeccionados serão apresentados oportunamente em exposição presencial ou virtual em posteriores eventos ambientais em Patos de Minas, a exemplo do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho e  o Dia da Árvore, em 21 de setembro.

A próxima reunião ordinária do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos) está prevista para realizar-se no dia 17 de março, de 8 às 10 horas, de forma virtual por meio da plataforma Teams com sala disponibilizada da sede da Copasa/MG, integrada aos links dos participantes conselheiros e ambientalistas convidados.
Um dos pontos de pauta da reunião será a proposta do vice-presidente do Colmeia Patos, Civuca Costa, que defende a participação de representantes do Coletivo aos Comitês de Bacia Hidrográfica dos afluentes mineiros do rio Paranaíba e do rio São Francisco, com o objetivo de integração maior ao debate sobre a gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, em especial as regiões do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Triângulo Mineiro.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.