Vidros, papéis, papelões, plásticos, metais e embalagens limpas têm agora local específico para serem descartados pela população de Patos de Minas. A destinação correta é em um dos 150 contêineres para lixo seco distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Os reservatórios foram adquiridos pela prefeitura como parte da parceria na implantação da coleta seletiva, projeto oficialmente lançado no último sábado (12). O serviço será administrado pela Conserbras, responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.
A participação e conscientização dos moradores é essencial para o sucesso dessa iniciativa, uma vez que a separação entre materiais recicláveis e não recicláveis começa nas residências e nas empresas. Os resíduos secos, a partir de agora, devem ser levados ao contêiner mais próximo para descarte e de lá serão despejados, de forma mecanizada, no caminhão próprio da coleta seletiva. Esse veículo será operado somente por mulheres, tanto na direção quanto na coleta em si.
Quanto aos rejeitos úmidos (restos de alimentos, papéis sujos, fraldas descartáveis), eles devem ser ensacados e deixados nas lixeiras para que os caminhões convencionais recolham, como já ocorria. Há opção também de deixá-los em um dos 150 contêineres para esse tipo de resíduo dispostos em par com os reservatórios de lixo seco distribuídos pela cidade. A previsão é alcançar todo o município num período de dois a três anos. Os pontos de coleta estão informados no site da Conserbras (https://conserbras.com.br/coletaseletiva/).
Parceria dos catadores – O projeto de coleta seletiva contará com o envolvimento dos catadores de recicláveis. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já está cadastrando-os, para inseri-los no processo e fortalecê-los economicamente.