Coleta seletiva é realidade em Patos de Minas

Projeto entre prefeitura e Conserbras distribui 150 pares de contêineres para coleta de lixo úmido e lixo seco em diferentes pontos da cidade.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Vidros, papéis, papelões, plásticos, metais e embalagens limpas têm agora local específico para serem descartados pela população de Patos de Minas. A destinação correta é em um dos 150 contêineres para lixo seco distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Os reservatórios foram adquiridos pela prefeitura como parte da parceria na implantação da coleta seletiva, projeto oficialmente lançado no último sábado (12). O serviço será administrado pela Conserbras, responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.

Proprietário da empresa, Walter Soares explica que o processo de reciclagem apresenta, entre outros pontos positivos, o benefício de reduzir os gastos com a coleta de lixo doméstico e comercial. “Atualmente são geradas de 120 a 130 toneladas de lixo por dia no município. Acreditamos que, com a coleta seletiva, conseguiremos reduzir em até 40% esse número, o que é muito bom para o meio ambiente. Com isso a vida útil do aterro sanitário também será aumentada”, acrescenta.

A participação e conscientização dos moradores é essencial para o sucesso dessa iniciativa, uma vez que a separação entre materiais recicláveis e não recicláveis começa nas residências e nas empresas. Os resíduos secos, a partir de agora, devem ser levados ao contêiner mais próximo para descarte e de lá serão despejados, de forma mecanizada, no caminhão próprio da coleta seletiva. Esse veículo será operado somente por mulheres, tanto na direção quanto na coleta em si.

Quanto aos rejeitos úmidos (restos de alimentos, papéis sujos, fraldas descartáveis), eles devem ser ensacados e deixados nas lixeiras para que os caminhões convencionais recolham, como já ocorria. Há opção também de deixá-los em um dos 150 contêineres para esse tipo de resíduo dispostos em par com os reservatórios de lixo seco distribuídos pela cidade. A previsão é alcançar todo o município num período de dois a três anos. Os pontos de coleta estão informados no site da Conserbras (https://conserbras.com.br/coletaseletiva/).

Parceria dos catadores – O projeto de coleta seletiva contará com o envolvimento dos catadores de recicláveis. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já está cadastrando-os, para inseri-los no processo e fortalecê-los economicamente.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.