Codemge lança edital de projetos para implantação do novo distrito industrial em Montes Claros

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou o edital da licitação 08/2018, para contratar a elaboração de projetos básicos de arquitetura/urbanismo e engenharia, necessários às obras de implantação do Distrito Industrial II de Montes Claros, no Território Norte.

O processo ocorre na modalidade “Licitação Modo de Disputa Fechado”, com sessão agendada para o dia 14/5/18, às 10h, na sede da Codemge (Rua Manaus 467, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte). O novo distrito industrial contribuirá para fomentar o desenvolvimento no município e na região.

A licitação é aberta a todos os interessados, pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto licitado, nacionais e estrangeiras, autorizadas a funcionar no país, que estejam em condições legais de exercício e atendam integralmente às exigências do edital.

É permitida a participação de sociedades organizadas sob a forma de consórcio, observadas as orientações dispostas no processo licitatório.

O licitante poderá realizar visita técnica no local onde será executado o objeto licitado. A visita técnica é opcional e poderá ser realizada nos dias 2 e 9/5/2018, de 9h às 12h e de 14h às 17h, mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3207- 8819.

O prazo de vigência previsto para o contrato será de 270 dias corridos, contados a partir da data de assinatura do documento. Todas as informações sobre o processo estão disponíveis no site da Companhia.

Indutora do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, a Codemge atua em variadas frentes e busca investir estrategicamente em múltiplos setores, atividades e empresas com grande potencial de assegurar, de forma perene e ambientalmente sustentável, o aumento da renda e do bem-estar dos mineiros.

Nessa perspectiva, a implantação do DI II em Montes Claros é importante para dinamizar e estimular a economia regional, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental do Distrito Industrial II de Montes Claros está sendo providenciado pela Codemge. Já foram realizados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), por empresa contratada via licitação. Outros estudos ambientais necessários já estão em andamento.

Distritos Industriais

O Distrito Industrial I de Montes Claros foi implantando em 1971 e está localizado a 6 km do centro urbano, com acesso pela Av. João XXIII e área total de 5.235.090 m². Ele foi selecionado como prioritário no Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, iniciativa estratégica lançada pelo Governo do Estado em 2015, em parceria com a Fiemg e o Sebrae-MG.

O programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade.

Estão participando do Programa de Revitalização e Modernização 19 Distritos em 15 munícipios: Araguari, Araxá, Belo Horizonte (Jatobá A e B) Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas (Distritos I e II), Uberaba (Distritos I, II e III), Uberlândia e Contagem.

Os planos de ação já foram concluídos e entregues pela Fiemg. A Codemig iniciou o planejamento para execução das ações prioritárias em diversos distritos, com foco nas seguintes áreas: fortalecimento da governança, melhoria na sinalização, paisagismo e urbanismo dos distritos, aperfeiçoamento na segurança, aprimoramento na infraestrutura de telecomunicações e busca por soluções inovadoras na área energética.

Os principais objetivos estratégicos dessa iniciativa são: organizar a infraestrutura de ponta, aumentar a atratividade do distrito em relação ao mercado e promover a visão sistêmica do desenvolvimento e da competitividade industrial, bem como estruturar um ambiente de cooperação.

Montes Claros passará a contar com um segundo distrito industrial, na Estrada da Produção (MG 657), km 3, Chácaras Paineiras. A área total de implantação do Distrito Industrial II soma 2.250.260,72 m2, incluindo infraestruturas urbanas e espaços destinados à reserva legal.

FONTE: Agência Minas

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.