CMS se reúne com pré-candidatos a prefeito e mostra propostas de melhorias na saúde

As reuniões do Conselho Municipal de Saúde acontecem na Superintendência Regional de Saúde.

Compartilhe!

O Conselho Municipal de Saúde – CMS deu início nesta segunda-feira (21/09) a uma série de reuniões, juntamente com os pré-candidatos a prefeito de Patos de Minas. O intuito é entregar um relatório com propostas de diversas áreas da saúde que irão auxiliá-los na elaboração de cada plano de governo. Os eventos acontecem na Superintendência Regional de Saúde em Patos de Minas.

As reuniões contam com a participação do representante do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, da equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. O relatório apresentado mostra as dificuldades que existem em cada setor da saúde em Patos de Minas e o comportamento que a cidade tem que ter por ser referência na macrorregião do Noroeste de Minas Gerais.

A presidente do CMS, Fátima Gomes, o relatório entregue a todos os pré-candidatos a prefeito em Patos de Minas tem as principais propostas de necessidade do município nas próximas gestões e a continuidade das ações que foram executadas até agora.

Fátima ressaltou pontos importantes como a criação de um hospital municipal, construção do centro de zoonoses, fazer controle urgente da população canina e felina, regionalização do SAMU, trabalhar bem a atenção primária à saúde, valorização dos profissionais e reforçar convênios com a UFU para realizar exames em Patos de Minas e não em Belo Horizonte. “Precisamos que o município realmente assume a posição de sede da macrorregião, ou seja, somos o município mais importante da macrorregião e que o município assuma isso. Temos que ser a referência e estamos perdendo muitos serviços”, ressaltou.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Pedro Cunha, ressaltou que estas reuniões foram realizadas em 2016 e que agora foram revisadas as propostas para serem apresentadas em 2020. Segundo ele, nas últimas eleições municipais o resultado foi bastante positivo e a intenção agora é entregar este relatório para todos os candidatos. Outra situação é dar visibilidade aos conselhos, para que a comunidade conheça e respeite o trabalho dos voluntários. “Apesar de sermos voluntários, nós falamos em nome da sociedade e nosso trabalho é feito em nome da saúde pública”, ressaltou.

É importante ressaltar que durante a pandemia, todos as pessoas envolvidas e os conselheiros que estiverem presentes devem seguir as orientações de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. As reuniões acontecem separadamente com cada pré-candidato no período da manhã durante toda a semana na sala de reuniões da Superintendência Regional de Saúde, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do evento.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.