Chuva de meteoros do cometa Halley será visível em Minas Gerais

O fenômeno terá seu ápice na madrugada de quarta para quinta-feira (6).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Chuva de Meteoros
Em Patos de Minas, segundo os meteorologistas, o céu estará limpo, condição favorável para a observação
Foto: OpenClipart-Vectors – Pixabay

A madrugada de quarta para quinta-feira (6) será especial. A chuva de meteoros Eta Aquáridas chegará em seu ápice. Em passagens anteriores pelo Sistema Solar , o cometa Halley deixou uma trilha de poeira e detritos. No início de maio a Terra atravessa a trilha e as pequenas rochas ao entrar na atmosfera pegam fogo e produzem um feixe de luz, espécie de estrela cadente.

Em Minas Gerais, o fenômeno poderá ser apreciado com maior intensidade a partir das 2h da manhã. São esperados cerca de 40 meteoros por hora. A lua estará no quarto minguante com iluminação em cerca de 30%, o que não deve comprometer a visualização do fenômeno.

Em Patos de Minas, os amantes da astronomia terão condições perfeitas. Segundo a meteorologia, na madrugada de quarta para quinta (6) o céu estará limpo. O que pode incomodar é o frio, os termômetros podem registrar temperaturas inferiores a 10º C.

Como observar a chuva de meteoros ?

O primeiro passo é escolher um local escuro, sem a interferência das luzes. Também é fundamental ter uma visão limpa do horizonte.

Depois você deverá localizar a radiante da Eta Aquáridas. Ela estará exatamente na Constelação de Aquário, com o radiante bem a esquerda. Aquário é uma das constelações mais antigas traçadas no céu. Localiza-se ao sul de Pégaso e de Peixes.

Se não conseguir achar a constelação, não se preocupe. Basta olhar para regiões escuras do céu, porque os meteoros irão surgir a qualquer momento e em qualquer direção. Evite olhar na direção da Lua para não se ofuscar com seu brilho.

Não será preciso nenhum equipamento como telescópio ou binóculos para observar os meteoros. Tenha paciência, o intervalo de um meteoro para outro pode ser maior que 10 minutos.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.