Chuva de granizo atinge municípios do Alto Paranaíba

O granizo atingiu plantações, porém os prejuízos ainda não foram dimensionados.

Compartilhe!

Chuva de Granizo em Araxá
Foto: Reprodução (Rede Social/WhatsApp)

Uma chuva acompanhada de granizo surpreendeu a população do Alto Paranaíba na tarde deste domingo (04/08). O fenômeno foi registrado com maior intensidade no município de Araxá. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a vegetação coberta pelo gelo.

Rodovias do município também ficaram tomadas pelo granizo, popularmente conhecido como chuva de pedra. Motociclistas tiveram que parar e aguardar o fim do temporal.

Plantações também foram atingidas, contudo os danos ainda não foram dimensionados. Os meteorologistas chegaram a prever uma pluviosidade de até 8 mm neste domingo, contudo não contava com a ocorrência do granizo.

Chuva de Granizo em Araxá
Foto: Reprodução (Rede Social/WhatsApp)

De acordo com o site Brasil Escola “o granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0° C). Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo”.

As temperaturas caíram em Araxá e os termômetros tendem a registrar a mínima de 13º C até a próxima quinta-feira (08/08).

Outras cidades da região, como Rio Paranaíba, São Gotardo e Matutina, também registraram o fenômeno, só que em menor intensidade.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.