Cerimônia em Patos de Minas comemora os 110 anos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Corpo de Bombeiros surgiu em 1911 na capital, Belo Horizonte. Já em Patos de Minas, ele foi implementado em 1977.

Compartilhe!

O 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas promoveu na manhã desta segunda-feira (30/8) uma solenidade em comemoração aos 110 anos de fundação da corporação em Minas Gerais, comemorado em 31 de agosto. O evento aconteceu no Centro de Convenções e Eventos do UNIPA e contou com a presença de autoridades civis e militares.

Na entrada do Centro de Convenções foram expostas as viaturas que compõem o 12º Batalhão. São caminhões de combate a incêndio, unidades de resgate, caminhonetes e carros de apoio.

110 anos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Patos de Minas
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

Durante a cerimônia foram homenageados militares e civis que contribuíram para o desenvolvimento do Corpo de Bombeiros em Patos de Minas e região.

O Corpo de Bombeiros está presente há 44 anos em Patos de Minas. Em 24 de Maio de 1977, a subseção de incêndio foi inaugurada, com um efetivo de 12 homens e duas viaturas, sendo um caminhão de combate a incêndio e uma caminhonete para salvamento. Mais tarde foi elevado a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, sendo responsável por 42 municípios. No final de 2018, a companhia surgiu o 12º Batalhão.

História do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Em 31 de agosto de 1911, foi assinada a Lei 557 pelo então Presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, autorizando ao Poder Executivo dispensar a quantia de vinte contos de réis para organizar a Seção de Bombeiros Profissionais, aproveitando o pessoal da Guarda-Civil.

Nesse mesmo ano, 1911, passou a ser denominada de Força Pública, da qual era integrante o CBMMG, originado na Seção de Bombeiros Profissionais, pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, naquele mesmo ano figurando como o décimo mais antigo do País.

Em 30 de agosto de 1912, por meio do Decreto n° 584, a Seção de Bombeiros foi elevada a uma Companhia de Bombeiros e incorporada a Força Pública com o seguinte efetivo: um Capitão; um Tenente; dois Alferes; um 1º Sargento; dois 2º Sargentos; um Furriel; seis Cabos de esquadras; um Cabo-clarim; seis Aspensados; quatro Clarins e 27 Soldados, totalizando 52 homens.

Até 1920, a organização de Bombeiros teve sua sede anexa às dependências do Quartel do 1º Batalhão. Naquele ano, a maior parte da administração foi remanejada para a esquina das ruas Aimorés com Rio Grande do Norte, permanecendo a garagem da prontidão no Quartel do 1º Batalhão.

Dentre as necessidades trazidas no contexto da década de 1930, uma delas foi logo minimizada com o aumento do efetivo e a criação do Primeiro Batalhão de Bombeiros. Ainda no começo da década, pelo Decreto nº 9867, de 28 de fevereiro de 1931, foi criada a Unidade que contaria com 237 homens.

Em 28 de fevereiro é comemorado o aniversário do Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

 

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.