Centro de COVID do bairro Lagoa Grande será desativado

Fechamento acontecerá em 13 de abril. Prefeitura de Patos de Minas justifica que os casos de COVID-19 reduziram, assim como a demanda de atendimento.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Centro COVID-19 em Patos de Minas (3)
Foto: Divulgação

Patos de Minas – O Centro de Enfrentamento à Covid-19 estruturado no Bairro Lagoa Grande em janeiro deste ano, em meio ao novo pico da doença em Patos de Minas, será desativado. O atendimento a pessoas com suspeita da doença ocorrerá no local somente até 13 de abril. A partir daí, o fluxo retorna ao formato anterior, ou seja, casos leves e moderados nas unidades de saúde da família (USF) e casos graves na UPA (Jardim Peluzzo).

Como já era previsto quando da sua abertura, o Centro Covid-19 é uma estrutura temporária que, com a estabilização do cenário epidemiológico, não justifica mais manter-se ativa. “Atualmente a nossa média diária de novas infecções por coronavírus está abaixo de dez, podendo essa demanda ser diluída nas USFs com tranquilidade”, explica a secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta.

Ainda segundo a titular da pasta, é preciso levar em conta o alto custo da estrutura específica para Covid-19. “A prefeitura investe R$ 500 mil por mês para manter o Centro de Enfrentamento aberto. Em janeiro e fevereiro, auge dos novos casos, esse valor foi de R$ 700 mil mensais. Precisamos ser racionais com o uso do dinheiro público e, se a demanda é infinitamente menor hoje, não é viável mantê-lo aberto.”

A boa notícia é que os investimentos feitos para reformar o imóvel onde se instalou o Centro Covid-19, na Rua Dona Luiza, 710, serão aproveitados. Isso porque o local abrigará a Equipe de Saúde da Família 27, da USF André Luiz, a partir do próximo dia 19. A unidade será desmembrada para melhorar o atendimento aos usuários e as condições de trabalho dos profissionais.

UPA – Ao comunicar a desativação do Centro de Enfrentamento à Covid-19, a secretária de Saúde aproveitou para atualizar as informações sobre a reforma da UPA. “Esta semana finalizamos a sala de medicações e, até meados de abril, estarão finalizadas a recepção e os consultórios. Ainda no mês que vem, felizmente, as áreas com maior fluxo da UPA já estarão com a reforma concluída,” disse Ana Carolina.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.