Censo 2022 começou nesta segunda-feira

Primeiros domicílios de Patos de Minas já receberam a visita de recenseadores.

Compartilhe!

Começa hoje em todo o país a coleta do Censo Demográfico 2022. Durante os próximos três meses, os agentes do IBGE visitarão 75 milhões de domicílios brasileiros, estimando-se que sejam contadas aproximadamente 251 milhões de pessoas. Em Patos de Minas, o trabalho também teve início, sendo visitadas residências já na manhã desta segunda-feira (1º/8).

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, e o ampliado, com 77 perguntas. Apenas 11% dos domicílios responderão o questionário ampliado, cuja seleção de amostra será aleatória, feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

São cerca de cinco minutos para responder o questionário básico que traz perguntas sobre identificação e características do domicílio, informações sobre moradores, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio e mortalidade. O questionário ampliado, por sua vez, além dos quesitos presentes no básico, traz perguntas sobre trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo. De acordo com o IBGE, são aproximadamente 16 minutos para responder esse questionário.

Em cada domicílio, apenas uma pessoa será entrevistada passando as informações em nome de todos os residentes. Qualquer morador acima de 12 anos que seja capaz de fornecer as informações pode responder. É necessário que o respondente informe ao agente do IBGE no momento da pesquisa dados como nome, CPF, telefone e e-mail.

É importante destacar que os recenseadores se apresentarão sempre uniformizados: eles estarão com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). No caso de dúvidas, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 8181.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.