Cemitérios de Patos de Minas não poderão abrir para visitas no Dia de Finados

“Cemitérios são ambientes insalubres, quem os visita deve tomar cuidados redobrados. Infelizmente, no atual momento, não temos condições de liberá-los em data na qual é grande o risco de aglomeração”, diz ofício do comitê ao justificar a decisão.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberou pela não abertura dos cemitérios em Patos de Minas no feriado do dia 2 de novembro, próxima segunda-feira. A proibição para visitação no Dia de Finados abrange inclusive cemitérios privados e unidades situadas na área rural do município. A decisão é uma medida preventiva diante do ainda preocupante quadro epidemiológico da cidade, que, até a manhã de hoje (26), tem confirmados 75 óbitos em razão da infecção por coronavírus ou em decorrência de complicações da doença. Novos casos positivos também são contabilizados diariamente, e há pacientes internados em estado grave, inclusive adultos jovens.

A decisão ocasionou alguns questionamentos por parte da população, que considera a proibição da visita aos cemitérios incoerente se outros locais passíveis de aglomeração, como bares, têm o funcionamento permitido. Quanto a isso, o comitê explica que os ambientes não devem ser comparados, pois têm natureza diferente. “Cerca de dez mil pessoas visitaram o Cemitério Municipal Santa Cruz no Dia de Finados em 2019. É um espaço amplo, onde seria muito complicado controlar o fluxo interno e externo, o tempo de permanência das pessoas, de forma a possibilitar a visitação de todos que aguardam do lado de fora, e garantir que todos procedessem à higienização correta das mãos”, esclarece ofício do comitê sobre o assunto. 

No mesmo documento, evidencia-se que o comitê compreende o descontentamento de parte da comunidade diante da tradição de visitar os túmulos de entes queridos nessa data específica. “Gostaríamos sim que o Dia de Finados ocorresse da forma tradicional, mas cemitérios são ambientes insalubres, quem os visita deve tomar cuidados redobrados. Infelizmente, no atual momento, não temos condições de liberá-los em data na qual é grande o risco de aglomeração.”

O Cemitério Santa Cruz está funcionando apenas em regime de plantão para sepultamentos.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS