Cedec capacita agentes em Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Termina nesta quinta-feira (28/9) a”8ª Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas”, promovido e organizado pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

O evento, que teve início na terça-feira (26/9), foi aberto pelo superintendente técnico operacional da Cedec, Major Evair dos Santos Oliveira. A capacitação está sendo realizada na na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce, em Governador Valadares.

- Continua depois da publicidade -

O principal objetivo da capacitação é promover a conscientização em ações relacionadas à minimização de desastres como: enchentes, alagamentos, escorregamentos, vendavais, estiagem, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos afetando o meio ambiente, dentre outros.

Dessa forma, o curso fornece meios de articulação de esforços aos agentes de proteção e defesa civil, quando estes atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente.

A capacitação conta com 69 alunos e contempla aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Instalação e Operacionalização da COMPDEC; Mapeamento de Área de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas; Plano de Contingência; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco de Desastres; Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID); e Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

 “Os conceitos são apresentados e debatidos de forma conceitual e prática visando preparar os agentes locais de proteção e defesa civil com a melhor ciência e técnica disponível para prevenção, mitigação e recuperação de desastres climáticos”, disse Felipe Santos de Miranda Nunes, da Feam.

A coordenação do curso é do Cap PM João Luiz da Mata Felisberto, Diretor de Ensino em Defesa Civil e tem como instrutores da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil: 1º Ten BM Paulo Henrique Camargos Firme; Sgt PM Breno Campelo Costa, Sgt BM Anderson Felipe Santos Damasceno, Cb BM João Paulo Vieira Cotta, e Felipe Santos de Miranda Nunes da Feam.

Iniciativa

A capacitação pretende reforçar o Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil em Minas Gerais.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -