O Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM realiza o telemonitoramento de pacientes diagnosticados com COVID-19 que estão em recuperação domiciliar. O projeto teve início em abril e acompanha casos positivos de acordo com a gravidade da doença.
Segundo o pró-reitor, Henrique Miranda, os alunos do UNIPAM passam a acompanhar qual a situação dos pacientes que testaram positivo e realizam os devidos encaminhamentos. São mais de 100 alunos da área de saúde, juntamente com professores de diversos cursos. “Dá [ao] nosso estudante a oportunidade [de] vivenciar de maneira prática aquilo que ele estuda na teoria. Então é uma maneira de preparar […] para o mercado”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Karine Siqueira Cabral Rocha, a iniciativa visa contribuir, com a atenção primária à saúde, no acompanhamento dos pacientes com resultado positivo para a COVID-19.
O presidente da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas – ADESP, Walter Soares, disse que a ideia surgiu durante uma conversa com o prefeito Luís Eduardo Falcão (PODEMOS) e a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães. A partir daí, o projeto foi apresentado para o reitor do UNIPAM, Profº Milton Roberto de Castro Teixera, que abraçou a ideia e desenvolveu a iniciativa junto aos professores e alunos.
Ana Carolina ressaltou a importância da iniciativa e da parceria com o UNIPAM durante a pandemia, fornecendo estruturas físicas e humanas; Além disso, ela explicou que através do telemonitoramento, as pessoas diagnosticadas com COVID-19 são orientadas precocemente a procurar o atendimento médico, caso a situação se agrave.
Karine ressaltou que os alunos do UNIPAM não perguntam dados pessoais, como números de documentos e senhas de bancos. Estes alunos buscam se informar somente sobre os sintomas do paciente.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise