MENU

Casos de dengue crescem em Patos de Minas

População deve eliminar todo e qualquer foco de água parada.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 01/04/2022 - 17:37


A prefeitura de Patos de Minas divulgou, nesta sexta-feira (01/04), mais uma edição do boletim epidemiológico da dengue. No mês de março/2022, até o momento, foram confirmados 37 casos positivos.

No acumulado, em 2022, foram 68 casos confirmados de dengue. 697 pacientes estão com resultado de exames pendentes. Somente nos últimos 7 dias, foram 374 novos casos suspeitos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar a morte. Segundo a prefeitura, até o momento, não há registro de mortes suspeitas ou confirmadas pela doença.

Para prevenir a dengue é simples: elimine todo e qualquer foco de água parada (como pneus e garrafas). As caixas d’água devem estar tapadas e os pratos de vasos de plantas com areia.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são:

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas). Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Se tiver os sintomas procure o posto de saúde do seu bairro ou em casos urgentes a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Jardim Peluzzo – Patos de Minas.