A Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento nos casos de COVID-19 em Patos de Minas nas últimas duas semanas. Porém, a secretária Ana Carolina Magalhães ressaltou que os números não são alarmantes.
Durante entrevista ao repórter Lélis Félix nesta segunda-feira (14/02), Ana Carolina explicou que os números estão dentro do esperado, com base no que está acontecendo no Brasil e no mundo. Não há suspeita das variantes novas ou de mudanças de conduta.
Ana Carolina orienta para que as pessoas que estão gripadas usem máscaras para se proteger e também não transmitir para outras pessoas, independente se é COVID-19 ou não.
A secretaria orienta ainda que, em casos de gripe e suspeita de COVID-19, o paciente deve procurar preferencialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
“Todos os postos de saúde tem teste para COVID-19. Então, sintomas gripais dentro da janela aí, do terceiro ao quinto dia, procurar o posto de saúde para fazer o teste.”
Ana Carolina ressalta que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) é para sintomas mais graves e não deve ser procurada para fazer testes.
Sobre a vacinação, a secretária disse que está sendo oferecido a quarta dose para a população em geral. Ana explicou que há confusão quanto a vacina bivalente (que é para duas variantes da COVID-19) e a vacina da gripe. Ela ressalta que são vacinas diferentes e que as pessoas devem tomar as duas, que estão disponíveis nos postos de saúde.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise