MENU

Casos de COVID-19 aumentam e impacto já é sentido na UPA de Patos de Minas

Pacientes reclamam de dor de garganta, febre e indisposição. Prefeitura ainda não divulgou números oficiais do feriado, mas pediu que população siga os protocolos de prevenção.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 25/05/2022 - 15:33


Registro feito na noite de terça-feira (24/05) na UPA de Patos de Minas
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

O número de novos casos de COVID-19 continuam em elevação em Patos de Minas. Um levantamento do Patos Notícias, com base nos dados da Secretaria Municipal de Saúde, mostrou que entre 8 e 14 de maio houve uma elevação de 163% nas infecções. Posteriormente, entre 15 e 20 de maio, um crescimento de 51%.

Entre sábado (21) e terça-feira (24), a reportagem tomou conhecimento de uma elevação no número de atendimentos por COVID-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas. Duas fontes anônimas informaram que anteriormente os casos de dengue eram maioria, contudo o cenário está mudando. “Agora que são 9h da manhã e já atendi uns 15 casos positivos de COVID” disse um dos médicos a reportagem.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na noite de terça-feira (24), o Patos Notícias esteve na UPA e encontrou a unidade lotada. Pacientes reclamaram que não havia nenhum isolamento entre quem tinha sintomas da COVID-19 e aqueles que buscavam atendimento por outros motivos. A demora também foi outra reclamação. “Eu cheguei aqui por volta das três da tarde e só fui atendida agora a pouco” disse uma senhora que foi chamada ao consultório por volta das 20h30 após aguardar cerca de cinco horas.

Sem lugar para sentar muitos faziam rodizio nas cadeiras. Já outros preferiram ficar do lado de fora com medo do contágio pela COVID-19.

Procurada a prefeitura de Patos de Minas disse que ainda não tem dados consolidados dos casos de COVID-19 durante o feriado prologado. Também reconheceu que houve uma aumento na demanda por atendimento na UPA, mas não especificou por quais doenças.

Sobre a separação de pacientes comuns daqueles com sintomas gripais, a prefeitura informou que a maioria da população já está vacinada com três doses e que a COVID-19, na maioria dos casos, tem gerado apenas sintomas leves.

Por fim, a prefeitura recomendou que a população siga os protocolos de higienização (lavagem das mãos e uso de álcool) e o uso de máscara. Em 5 de maio, o prefeito Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), assinou decreto e revogou a obrigatoriedade do uso do dispositivo em todos os ambientes do município, abertos e fechados – incluindo estabelecimentos de saúde. Em Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), também acabou com a obrigatoriedade em todos os ambientes.

Leia a íntegra da nota da prefeitura de Patos de Minas:

Dependemos de os laboratórios soltarem os dados, não os temos em mãos no momento.

Sobre o tempo de atendimento e casos de Covid-19 na Upa:

-a demanda do final de semana e feriado foi alta, aumentando o tempo de espera para os atendimentos;

-não há separação de pacientes com sintomas respiratórios, visto que a maioria da população está vacinada com a terceira ou quarta dose, e os casos confirmados apresentam em sua maioria sintomas leves;

-reforçamos a importância de a população seguir os protocolos de higienização, como lavagem das mãos, uso do álcool e máscara, para conter a contaminação não só pela Covid-19, mas por outras doenças respiratórias, o que é comum nesta época do ano.