CAPES regulamenta polos para mestrado e doutorado EAD

Portaria estabelece regras para funcionamento de espaços para pós stricto sensu EAD
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou uma portaria nesta quinta-feira (7), com os requisitos de autorização para o funcionamento e permanência de polos de mestrado e doutorado a distância.

O documento determina as características e diretrizes necessárias para a abertura e manutenção dos espaços destinados à realização de atividades presenciais dos programas de pós-graduação (PPGs) na modalidade de Educação a Distância (EAD).

O processo de formalização da pós-graduação stricto sensu a distância foi iniciado em 2019, com a regulamentação da modalidade pela Capes. Com a nova portaria, o processo ganha mais segurança jurídica para estabelecer as características necessárias dos espaços físicos para pós-graduação stricto sensu EAD.

Segundo a portaria, os polos deverão ter área administrativa, laboratório de informática ou multimídia equipados com computadores ou dispositivos similares, internet em todos os espaços, sala de estudos com acesso à biblioteca virtual e bases de dados, além de equipamentos para conferências virtuais e identificação da instituição responsável pela oferta de cursos.

 

Polos a distância 

As instituições interessadas na oferta de cursos deverão lidar com a parte burocrática, que inclui alvará de funcionamento ou habite-se, documento de dominialidade ou aluguel ou cessão de uso e declaração dos recursos humanos do polo. As características pedagógicas devem ser avaliadas por uma comissão de avaliação da proposta de curso novo.

Os polos passarão por uma análise documental e visita de monitoramento, que poderá ser virtual ou presencial, para verificar se atendem aos requisitos da portaria. Os espaços autorizados poderão, a qualquer tempo, ser visitados por avaliadores.

 

Bolsas de estudos para pós-graduação 

Além da pós-graduação stricto sensu, existe outra modalidade chamada de lato sensu. Ela tem como foco a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho de forma mais abrangente. No caso dos cursos acadêmicos stricto sensu, a formação é voltada para a área de pesquisa e docência.

A pós lato sensu inclui os cursos de pós-graduação MBA e especialização. Para investir na modalidade, uma dica é aproveitar as oportunidades de bolsas de estudo disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil. O programa de inclusão educacional oferece até 70% de desconto nas mensalidades.

Dessa forma, fica mais fácil investir em uma educação de qualidade, em instituições de ensino comprometidas, sem desestabilizar o orçamento. Escolha o curso que mais combina com você e faça a sua inscrição gratuita clicando aqui.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.