Câmara Municipal de Patos de Minas inicia procedimentos técnicos para a construção da sede própria

O anteprojeto foi apresentado à Mesa Diretora nesta quinta-feira (10/12), pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura Alex Castro.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu, na manhã desta quinta-feira (10/12), o anteprojeto arquitetônico da sede própria do Poder Legislativo de Patos de Minas, que será construída em terreno doado pelo Município, localizado ao lado da Prefeitura, no Bairro Eldorado. O projeto foi desenvolvido e apresentado pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura, Alex de Castro Borges, por meio de um acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara e a Administração Municipal.

O anteprojeto foi apresentado ao presidente do Legislativo Patense, vereador Vicente de Paula Sousa e aos demais membros da Mesa Diretora, vereadores Braz Paulo, Cabo Batista e Dalva Mota. Com a aprovação do anteprojeto pela Mesa Diretora, Alex informou que já vai providenciar o projeto arquitetônico final para aprovação da Prefeitura. Só depois disso, a Câmara Municipal poderá dar início à licitação para contratação de empresa responsável pela elaboração dos projetos complementares, como estrutural, elétrico, hidrossanitário, combate a incêndio e pânico, mecânica, planilha orçamentária, entre outros, que será contratada pelo Legislativo Municipal por meio de processo licitatório. Após finalizada a parte técnica, a expectativa é de que a obra seja concluída em um prazo de 3 (três) anos.

O prédio terá 5 andares, sendo dois de estacionamentos. O edifício é formado por dois grandes blocos: o bloco do Parlamento (plenário e galeria de acesso ao público) e o bloco Administrativo e Legislativo, onde estão gabinetes, parte administrativa e assessoria ao Legislativo. Segundo Alex, no local, também existe uma praça, que será incorporada ao projeto, tornando-se um local de lazer para a população. “Será uma praça cívica, com bandeira do Brasil alta para visualização de todos, local também para andar de bicicleta e entretenimento da população”, explicou o arquiteto. “Tentamos contemplar uma solução de arquitetura que não seja dispendiosa para o poder público, mas que seja presente no contexto urbano em que ela está inserida”, ponderou Alex.

Ainda de acordo com o arquiteto, o prédio será prático e funcional, além de possuir um conceito importante para a comunidade e para o poder Legislativo: “Como ele estará inserido num ponto elevado da cidade, poderá ser visto em vários locais, transmitindo o significado metafórico de um edifício que zela e olha pela cidade”, justificou Alex.

O vereador/presidente, Vicente de Paula, afirmou que a construção da sede própria do Poder Legislativo de Patos de Minas proporcionará a economia de gastos com aluguéis e a otimização na prestação dos serviços aos cidadãos. Além disso, o Legislativo Patense é o único poder constituído que não possui sede própria em Patos de Minas. Conforme disse o presidente, a atual Mesa Diretora deu início aos procedimentos técnicos, “mas as outras etapas e o início da construção ficarão a cargo do próximo presidente”.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.