Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desempregadas, aponta pesquisa

Número de brasileiros que trabalham por conta própria aumentou no último trimestre.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Cerca de 12,7 milhões de pessoas estão sem emprego no Brasil. Pelo menos é o que aponta a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, a PNAD Contínua, divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (30). Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego recuou 0,6 pontos percentuais no trimestre de agosto a outubro de 2017 no comparativo com os meses de maio a junho. O índice atingiu os 12,2%. Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, quando a marca ficou em 11,8%, a taxa aumentou 0,4 pontos.

Os dados mostram que 91,5 milhões de pessoas estão trabalhando, o que representa um aumento de 1% em relação ao trimestre relativo a maio, junho e julho deste ano. Na análise com o mesmo período de 2016, a PNAD registrou uma alta de 1,8%.

O número de pessoas trabalhando com carteira assinada se manteve estável, com registro profissional de 33 milhões de pessoas. Na comparação com o mesmo trimestre de 2016, a PNAD registrou uma queda de mais de 2%. Já o número de pessoas que trabalham por conta própria aumentou. São 23 milhões de brasileiros levando em conta o trimestre de agosto a outubro, um crescimento de 1,4% com o período anterior.

Reportagem: Raphael Costa

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.