Boletins de urnas no exterior circulam novamente nas redes sociais

Compartilhe!

Assim como no primeiro turno das eleições presidenciais, resultados de urnas utilizadas no exterior já estão inundando as redes sociais na manhã deste domingo (28).

Boletins com resultados das votações no Japão, segundo maior colégio eleitoral do país, circulam em publicações no Facebook e no Twitter.

No país asiático, assim como em outros do continente, as as urnas se fecharam no início da manhã de hoje, devido à diferença de fuso horário. Os brasileiros residentes no país fotografaram boletins impressos das urnas que mostram resultados parciais da eleição presidencial.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, fotografar e divulgar imagens desses papéis não representam ilegalidade. Essa contagem de votos, no entanto, não tem qualquer validade, visto que não passa pela auditoria do órgão eleitoral.

Essa divulgação de resultados parciais acontece por que os mesários responsáveis, após o fim do horário da votação, fixam os boletins em quadros de aviso. A ideia é que que todos os eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito.

O TSE ainda informa que qualquer um pode fotografar e divulgar as imagens nas redes sociais.

A votação para eleitores brasileiros que estão no exterior foi encerrada em 16 países, conforme noticiou a Renova Mídia. De acordo com o TSE, o balanço se refere aos locais de votação, em geral as próprias embaixadas do Brasil, que estão à frente no fuso horário.

Adaptado da fonte UOL

Let’s block ads! (Why?)

Fonte: Renova Mídia
Texto: Tarciso Morais

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.